La Niña tem de 55% a 60% de chance se desenvolver entre agosto e outubro, diz NOAA
As especulações sobre o La Niña são fortes e crescentes neste ano. O NOAA, o departamento oficial de clima dos Estados Unidos trouxe, nesta quinta-feira (14), uma nova previsão indicando que o fenômeno tem de 55% a 60% de chances de ocorrer entre agosto e outubro. No mês passado, essa probabilidade era de 75%.
Ainda de acordo com informações da instituição, as condições de um clima mais neutro foram registradas no mês passado, embora as temperaturas das águas da subsuperfície ainda estejam abaixo da média para essa época, e esse padrão continua se estendendo por toda a superfície de áreas central e e leste do Pacífico Equatorial.
Com isso, as chances de que o La Niña se desenvolva entre os meses de setembro e novembro ficam, portanto, em 57% e, entre novembro e janeiro, em 61%.
Para o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, essa projeção fica bem em linha com as condições atuais para o desenvolvimento do fenômeno e, caso isso se confirme dessa forma, os meses de agosto e setembro poderão ser um pouco mais secos nos Estados Unidos.
Assim, Santos acredita que os impactos sobre a nova safra norte-americana de grãos acontecerão, no entanto, não deverão ser tão fortes. "Mas eles não deverão ter uma safra cheia, alguma quebra pode ter", diz. E isso, ainda segundo o especialista, pode ser registrado tanto na cultura da soja, quanto do milho.
"O maior problema que eu vejo estão nas temperaturas, que estão muito elevadas, e não tanto na questão das chuvas. Observando os últimos relatórios semanais(de acompanhamento de safras do USDA), vimos que há muitas lavouras de soja florescendo e muitas de milho na fase de pendoamento, e isso acontecendo nesse calor forte pode ocasionar em alguma perda", explica Santos.
O agrometeorologista alerta ainda que, dependendo da intensidade do La Niña, os Estados Unidos poderia registrar, além de uma menor pressão das chuvas, o frio chegando mais seco, o que aumentaria a possibilidade de ocorrência de geadas precoces.
Previsões para os próximos 8 a 14 dias
Ainda de acordo com Santos, as condições para o final de julho ainda inspiram alguma preocupação para a nova safra norte-americana. "O final deste mês já deverá ser um pouco mais seco nos EUA", diz. E os mapas do NOAA para o período dos próximos 8 a 14 dias deixa isso bem ilustrado.
Previsão de Temperaturas nos EUA de 21 a 27 de julho - Fonte: NOAA
Previsão de Chuvas nos EUA de 21 a 27 de julho - Fonte: NOAA
As temperaturas ficam bem acima da média entre 21 e 27 de julho e as chuvas, em contrapartida, abaixo. E esse padrão pode se estender, segundo informações de casas particulares de clima, até o dia 28, com menos precipitações e mais calor.
Os mapas a seguir, do portal internacional AgWeb indicam que, no coração do Meio-Oeste americano, as temperaturas deverão ficar bem acima do normal não só durante julho, como no intervalo de julho a setembro. Confira as imagens:
Previsão para temperaturas nos EUA em julho - Fonte: AgWeb
Previsão para temperaturas nos EUA entre julho e setembro - Fonte: AgWeb
1 comentário
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Roberto Cadore Cruz Alta - RS
Que mercado surpreendente!!!!... a notícia do NOAA de que há condições para La Nina nos EUA, com alguma restrição de chuva e forte calor, e consequente redução da produtividade, teriam de impactar Chicago para cima!... mas, agora a tarde aconteceu justamente o contrário, queda expressiva nas cotações futuras... Por essas e outras... esse mercado parece não ter muita lógica.
Especulação não tem logica .os fundos fazem a bagunça pra faturar , seja nos fundamentos ou nos ``infundamentos``
É a logica dos apostadores. Ganhou ,? embolsa e parte pra outra. Pra ficar com uma posição comprada por um tempo ,tem que ter motivos fortes. Aí explode. Quando o mercado anda assim,um dia sobe 40 outro desce 30 é porque a explosão pode acontecer mas peli sim pelo não até não chegar o grande dia ,embolsa.
Vílson, Cassiano e Roberto, vocês 3 estão cobertos de razão, esses fundos são um bando de prostitutas loucos por dinheiro, movimentão mais de 3 trilhões de reais por dia , tem se idéia de tanto dinheiro e esse, pegam o mercado de commodities e brincam de ganhar dinheiro, e não tá nem aí se você vai ou não vai ganhar dinheiro, jogam o preço lá em baixo sem fundamentos, compram bastante até não dar conta mais, e jogam o preço lá em cima e racham de ganhar dinheiro, e nós produtores, que se arrebentem de tanto trabalhar e trocar seis por meia dúzia, mandam e demandam no mercado, espero a Deus que essa China não quebrem, porque se quebrar nos quebramos juntos , porque estamos muito focados somente nela, tá me cheirando uma grande manipulação de resultados igualzinho o Brasil com a dona Dilma Rousseff, se isso concretizar, arrebenta o mercado nacional de soja, esses fundos só trabalham com papéis, nada de soja física, e sim soja que não existem, como se fossem uma bolha gigante, temos que lutar para embutirmos uma safra dentro da outra, só assim vamos mandar no nosso produto é manipular o mercado, precisamos , mostrar para esses baderneiros que tem um trabalho árduo e escaldante, para se produzir nesse país sem domínio, sem redia, não se pode brincar com nossos produtos como se brinca de carrinho, são vidas dependendo dessa renda , são pessoas de bem que trabalha de sol a sol, para produzir seu pãozinho de cada dia , não robôs, sim corações...