Comissão aprova maior punição para furto de gado e venda irregular de carne
O furto e a receptação de animais de bando, como bovinos, suínos e caprinos, pode ser punido de forma mais grave. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, na quarta-feira (13), projeto de lei da Câmara (PLC 128/2015) que agrava a pena pelo desvio de animais de corte, mesmo depois de abatidos, e pune o comércio de carne de procedência ilícita. A proposta segue, agora, para votação no Plenário do Senado.
O PLC 128/2015 altera o Código Penal para estabelecer pena de dois a cinco anos de reclusão para quem subtrai esses animais, ainda que abatidos ou divididos em partes. Também enquadra como crime a comercialização; o armazenamento; a exposição à venda ou mesmo a entrega de carne ou outros alimentos sem origem controlada.
O relator, senador Aécio Neves (PSDB-MG), recomendou a aprovação da proposta com quatro emendas de redação. Na ocasião, ele observou que o furto de gado é o crime contra a propriedade mais praticado no interior do país.
— Alimentado pela ociosidade das classes pobres da campanha, especialmente nas proximidades das povoações, e pela facilidade de cometer esse crime e dificuldade de prová-lo, tal conduta continua ser o maior flagelo dos moradores rurais —, comentou Aécio, chamando atenção ainda para o problema de saúde pública gerado pelo comércio clandestino de carne e outros alimentos.
1 comentário

Invasões de terra pelo MST em 2025 já superam todo o ano anterior; agro continua em alerta e cobrando soluções

Projeto reforça segurança com foco em áreas rurais e urbanas do país

“Plano Safra da FPA está dentro do que o agro precisa”, diz Tereza Cristina

FPA entrega proposta do Plano Safra ao governo e defende mudanças no modelo de financiamento do agro

Plano Safra 2025/26 deverá ser o mais difícil dos últimos 15 anos, afirma CNA

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco
eriveuton mauri São Gabriel da Palha - ES
...entao quer dizer que quem tem seu animal (boi porco galinha) nao vai poder matar para seu consumo? esse aecio nunca morou na roça ... por isso que esse ordinario e seus pucha saco fica inventado leis para acabar com Brasil .
O consumo próprio continua autorizado .crime e furttar e comercializar .