Eleição de presidente da Câmara será antecipada para noite de quarta-feira
A eleição para presidente da Câmara será antecipada para as 19h de quarta-feira. A data foi fechada em acordo construído ao longo deste domingo entre líderes partidários e alguns dos candidatos. O presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), tinha marcado a sessão para quinta-feira às 16h. Os líderes partidários, por sua vez, tentavam antecipar o pleito para terça-feira.
A construção da data teve como ponto-chave uma reunião na casa do líder do PSD, Rogério Rosso (DF). De lá, líderes da base aliada consultaram os candidatos e o consenso foi construído.
Deputados que participaram da reunião pediram sigilo, porque a ideia era que o próprio Maranhão anunciasse nesta segunda-feira a nova data. Rodrigo Maia (DEM-RJ), porém, confirmou ao GLOBO a mudança. Ele tinha ajudado o presidente interino a marcar a eleição para quinta.
Maranhão desconversou sobre a mudança acertada, mas reconheceu que, dessa vez, consultará os líderes.
— Vamos nos reunir amanhã com os líderes e ouvir as propostas — disse ao GLOBO o presidente interino da Câmara.
Na sexta-feira, Maranhão demitiu o secretário-geral da Mesa, Silvio Avelino,que acatou requerimento apresentado por partidos do Centrão convocando a eleição para a presidência da Casa na próxima terça-feira. Após a decisão, Maranhão marcou novamente a eleição para quinta-feira.
Rosso diz que depende do colégio de líderes para oficializar a data, mas o centrão tem a maioria de 257 votos necessários para a mudança, se a decisão for submetida a essa instância.
A data intermediária desconstrói o discurso dos dois grupos rivais porque reduz o risco de jogar a decisão para agosto e permite que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) discuta na terça o recurso de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) contra o parecer pela cassação de seu mandato aprovado pelo Conselho de Ética.
Leia a notícia na íntegra no site O Globo.
0 comentário
Argentina anuncia fim de impostos sobre produtos comprados no exterior
Argentina registra o décimo mês consecutivo de superávit primário em outubro
Montadoras de veículos elétricos e fabricantes de baterias pedem que Trump não acabe com incentivos
Dados sólidos dos EUA continuam a remodelar visões do Fed sobre ritmo e extensão de cortes de juros
Trump escolhe Steven Cheung como diretor de Comunicações da Casa Branca
Rússia restringe exportações de urânio enriquecido para os EUA