Moeda chinesa cai ao menor valor em 5 anos e meio após o 'Brexit'
A moeda chinesa yuan caiu ao menor valor frente ao dólar desde dezembro de 2010 nesta segunda-feira (27), puxada por um cenário de incerteza global nos mercados após o Reino Unido decidir em referendo deixar a União Europeia (UE).
O dólar subiu cerca de 1% nos mercados asiáticos e a libra esterlina, moeda do Reino Unido, permanece sob forte pressão, no menor patamar dos últimos 31 anos.
O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, afirmou que a decisão dos britânicos acrescenta "uma nova incerteza" à situação da economia global. "O impacto do 'Brexit' já foi sentido", afirmou Li durante discurso em um fórum realizado na cidade chinesa de Tianjin.
O primeiro-ministro chinês disse, no entanto, que a segunda maior economia do mundo vai continuar mantendo uma "relação estável" tanto com a UE quanto com o Reino Unido, ambos "parceiros importantes" para o país.
Foi a primeira manifestação do governo chinês sobre o referendo realizado na quinta-feira (23) no Reino Unido, no qual a campanha pela saída do bloco europeu ganhou com 51,9% dos votos - contra 48,1% dos partidários à permanência no bloco europeu.
Leia a notícia na íntegra no site G1.
0 comentário
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal