PR: Produtores devem fazer registro de aviários de corte
Preocupados com a possibilidade da ocorrência da gripe aviária, especialmente com a proximidade dos Jogos Olímpicos , que trarão pessoas de diversos países ao Brasil, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) faz novo alerta aos avicultores paranaenses para que façam o registro dos aviários de corte nas unidades locais da agência, conforme instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A intenção é aumentar a biosseguridade das propriedades e diminuir os riscos de introdução de doenças na avicultura industrial.
“A doença é causada por vírus, atinge humanos e aves e é muito perigosa pelo seu fácil contágio e difícil controle”, destaca o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias. Nas aves, a doença é devastadora, provoca lesões sérias no sistema respiratório, digestivo, nervoso e reprodutivo.
O Brasil é um dos principais produtores de frango do mundo e não tem registro da gripe aviária em seu território. Porém, existe risco da introdução da doença, por exemplo, pela importação de material genético e também porque o país é rota de aves migratórias. “Outro fator preocupante é a concentração de aviários em algumas regiões do estado, o que dificultaria o controle de um eventual foco da doença”, avalia Dias.
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo
0 comentário

Alta de 3,14% para o preço do frango vivo no Paraná nesta sexta-feira (9)

Estabilidade ronda o mercado de suínos nesta sexta-feira (9), em momento de equilíbrio entre oferta e demanda

O mundo celebra o Dia do Frango: uma proteína que nutre, gera empregos e transforma regiões

Frango/Cepea: Valores sobem neste início de maio

Ovos/Cepea: Forte demanda dos EUA mantém exportação brasileira em alta

Cotações dos ovos têm queda em abril, retomando patamares do início do ano