Chuvas de maio favorecem lavouras do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou o 5º Boletim de Monitoramento Agrícola deste ano. O foco desta edição é o monitoramento do milho 2ª safra, em desenvolvimento ou em fase reprodutiva. O boletim mostra que as chuvas de maio favoreceram as lavouras no Paraná, em Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Possíveis mudanças na previsão de safra estão sendo verificadas em campo e serão informadas dia 9 de junho, durante a divulgação do 9º Levantamento da Safra de Grãos.
Os dados de satélite apontam que o índice de cobertura vegetal desta safra está menor do que nos anos anteriores, na maioria das regiões produtoras desses estados, em função da falta de chuvas em abril, o que significa que parte das lavouras foi prejudicada.
Já nas regiões monitoradas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e do Maranhão praticamente não choveu em maio, o que prejudicou parte das lavouras desde o mês de março, em função do déficit hídrico e das altas temperaturas em fases críticas do desenvolvimento. Isso, porém, já havia sido previsto no prognóstico climático do anúncio de grãos deste mês.
O Boletim de Monitoramento Agrícola avalia as condições atuais das lavouras, com base em dados de satélite, em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento também é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques da Conab.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC