Produção de café da Índia deve ter menor nível em duas décadas, diz associação
MUMBAI (Reuters) - A produção de café da Índia no próximo ano safra deverá cair cerca de 25 por cento para o menor nível em duas décadas, conforme poucas chuvas e temperaturas elevadas atingem as plantações durante o crucial estágio da florada, afirmou um executivo do setor.
O país asiático é o sexto maior produtor de café do mundo, embora esteja bem atrás de líderes como o Brasil e o Vietnã.
Ainda assim, a menor produção da Índia pode dar mais apoio aos preços globais, já em alta devido à queda na oferta do Brasil, maior produtor.
"O tempo seco está atingindo os cafezais no estágio crucial de florada. Em uma base conservadora, nós estimamos uma queda de 25 por cento na produção", disse o presidente do conselho da Associação de Produtores de Karnataka (KPA), Baba P. S. Bedi.
O Estado de Karnataka, ao sul da Índia, responde por cerca de 70 por cento da produção total do país. A Índia deverá produzir 350 mil toneladas de café na atual temporada, que termina em 30 de setembro, segundo estimativas do estatal Conselho de Café.
Com uma queda de 25 por cento em Karnataka, a produção deverá cair para 263 mil toneladas no ano safra 2016/17, menor nível desde 1998/99.
(Por Rajendra Jadhav)
0 comentário
Café em alta: novo recorde em exportação sinaliza que mundo abraça cada vez mais os grãos de Minas
Futuros do arábica batem novo recorde contratual e mercado interno tem cotações acima de R$ 2 mil
Apesar de exportação recorde em outubro, Brasil acumula 1,7 mi de sacas de café paradas nos portos, sem embarque, em 2024
Exportações de café não torrado faturam US$ 1,042 bilhão nos quatorze dias úteis de novembro 2024
Hedgepoint: Futuros do arábica atingem novo recorde em meio a incertezas na oferta
Preço do café arábica atinge máxima histórica na ICE com aperto na oferta