Soja: Mercado na CBOT espera números do plantio nos EUA e opera com volatilidade nesta 2ª

Publicado em 16/05/2016 13:18

O novo reporte semanal de acompanhamento de safras do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) sai somente depois do fechamento dos negócios na Bolsa de Chicago, às 17h (horário de Brasília) desta segunda-feira (16), porém, já vem trazendo volatilidade e especulação para o mercado internacional de grãos. A expectativa do mercado é de que o boletim aponte 39% da área já semeada no país, contra 23% da semana anterior. As condições atuais ainda não são as mais favoráveis por conta do excesso de chuvas em alguns pontos, mas ainda não causam uma preocupação grande. 

Na sessão de hoje, por volta de 12h40 (horário Brasília), os futuros da oleaginosa trabalhavam em campo negativo, perdendo enre 0,25 e 3,50 pontos entre os principais vencimentos. Mais cedo, porém, as baixas passaram de 8 pontos. Assim, o contrato julho/16 vinha cotado a US$ 10,61 por bushel. 

O clima permanece sendo, neste início de semana, um dos mais importantes indicadores do andamento dos preços na CBOT, bem como a espera pelos dados sobre a evolução da nova dos Estados Unidos, porém, a direção dos futuros da oleaginosa fica confusa. Além disso, a correção técnica dos preços se tornou inevitável após a agitada última semana, onde as cotações subiram mais de 3%. 

"A realização de lucros depois da semana passada continua sendo uma questão presente. Além disso, o mercado se atenta ainda ao fato de um possível aumento da área de soja nos EUA após essa disparada dos preços", explica Bryce Knorr, analista de mercado do site internacional Farm Futures. 

Para Vlamir Brandalizze, consultor de mercado da Brandalizze Consulting, parte dos olhos do mercado também ainda estão voltados para o clima na América do Sul e seus impactos para a conclusão da safra 2015/16, bem como para o seu escoamento. Na Argentina, alguns pontos ainda sofrem com o excesso de chuvas e perdas de qualidade das lavouras que não podem ser colhidas. 

Ainda nesta segunda-feira, o USDA trouxe também seu reporte semanal de embarques de grãos e os números vieram apenas dentro das expectativas, também insuficientes para promoverem movimentos mais fortes das cotações. 

Os EUA embarcaram 194,627 mil toneladas de soja e o volume ficou ligeiramente acima do regitrado na semana anterior e dentro das projeções dos traders, que oscilavam entre 80 mil e 240 mil toneladas. No acumulado do ano comercial 2015/16, os embarques de soja norte-americanos somam 43.116,794 milhões de toneladas, ainda abaixo das 46.579,796 milhões do mesmo período do ano anterior. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário