Participação do Porto de Santos sobe para 30,8% na balança comercial brasileira
O Porto de Santos chegou, em março de 2016, ao número de 30,8% de participação na balança comercial brasileira relativa ao ano. O percentual é novo recorde no comércio exterior do Brasil. Como comparação, o recorde anterior tinha sido de 28,3%, registrado em fevereiro de 2009.
O valor das trocas comerciais do país pelo Porto de Santos, no acumulado do ano, é de US$ 22,4 bilhões. O Brasil registrou neste período o número de US$ 72,8 bilhões na balança comercial.
Até março de 2016, o total de exportações pelo Porto de Santos foi de US$ 13,2 bilhões, representando 32,7% do total nacional (US$ 40,6 bilhões). Em valores comerciais, a principal carga exportada pelo Porto de Santos neste período é a soja, com US$ 1,6 bilhão, correspondente a 12,1% do total. O principal destino é a China, que participa com 10,3% neste percentual, o que corresponde a 84%, em dólares, das compras chinesas de soja embarcadas em Santos. Em seguida, como principais importadores do produto, estão a Tailândia, o Irã e outros sete países com menor participação.
O 2º produto com maior participação comercial é o açúcar, 8,8% de participação no total do Porto (US$ 1,16 bilhão). A China aparece novamente como principal importador, seguida de Bangladesh e Argélia, além de outros 45 países. O 3º produto de maior valor comercial na exportação é o café em grãos, com 7,6% (US$ 1,0 bilhão), exportado principalmente para Estados Unidos, Alemanha e Itália. Outros 62 países também recebem café embarcado no Porto de Santos.
No total das exportações, em dólares, os principais parceiros comerciais do Brasil nas cargas que saem pelo Porto de Santos são a China (participação de 15,6%), Estados Unidos (11,1%) e Argentina (6,2%). Completam os dez principais importadores pelo cais santista: Holanda (4,6%), Japão (3,4%), Bélgica (3,1%), México, Alemanha (ambos com 2,9% de participação), Coréia do Sul (2,7%) e Itália (2,6%).
Nas importações, o resultado do Porto de Santos no 1º trimestre do ano de US$ 9,2 bilhões, correspondente a 28,4% do total brasileiro de US$ 32,2 bilhões. As principais cargas desembarcadas em Santos foram: óleo diesel (US$ 151,9 milhões), importado principalmente dos Estados Unidos, Emirados Árabes e Reino Unido; Em seguida, peças de aviões e helicópteros (US$ 115,9 milhões), vindas dos Estados Unidos, Japão e Espanha e outros 14 países com menor participação. Em 3º, caixas de marchas (US$ 112,7 milhões), importadas do Japão, Indonésia, Coréia do Sul e outros 15 países.
As importações pelo Porto de Santos, em valores comerciais, têm como principais origens a China, com 20,7% do total; em seguida, Estados Unidos, com 17,6% de participação e Alemanha (9,5%). Completam os dez maiores parceiros comerciais na importação: Japão (5,1%), Coréia do Sul (4%), França (3,3%), Itália (3,1%), México (2,9%), Índia (2,6%) e Espanha (2,2%).
Além de Santos, apenas o Porto de Paranaguá também ampliou a participação na balança comercial, dentre os dez principais portos do país. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC