Com danos em plantações, cidades do RS decretam emergência

Publicado em 20/04/2016 07:54

Além de transtornos com alagamentos, a chuva que atinge parte do Rio Grande do Sul provoca prejuízos em lavouras. Cinco cidades decretaram situação de emergência, e outras nove também registraram prejuízos, totalizando 14, de acordo com a Defesa Civil.

Decretaram emergência as prefeituras de Chuí e Santa Vitória do Palmar, no Extremo Sul do Rio Grande do Sul; de Candiota, na Campanha gaúcha, de São Francisco de Assis, na Região Central, e Arroio Grande, no Sul. As duas últimas tiveram a situação reconhecida pela Defesa Civil. O órgão diz que acompanha a situação em todas as cidades.

Apesar de continuar chovendo, nas duas cidades não há mais famílias desalojadas. Todas voltaram para casa. Os municípios ainda têm 10 dias para finalizar todo o levantamento exigido para conseguir ajuda do governo.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Vitória do Palmar, um levantamento preliminar aponta perdas de cerca de 12% na área plantada com arroz, e 25% nas lavouras de soja. Algumas propriedades estão isoladas pela água devido às más condições das estradas, e um trecho da BR-471 ficou em meia pista devido ao alagamento. No Chuí, a Emater calcula quebra de 35% no arroz e 25% na soja, mas se a chuva não der trégua, os prejuízos nas plantações podem alcançar os 80%.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - RS.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário