Senadores protocolam PEC que prevê eleição presidencial em outubro deste ano

Publicado em 20/04/2016 07:43

Seis senadores protocolaram nesta terça-feira (19) uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê a realização de nova eleição presidencial em outubro deste ano.

Os senadores Walter Pinheiro (sem partido-BA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Lídice da Mata (PSB-BA), Cristovam Buarque (PPS-DF), João Capiberibe (PSB-PB) e Paulo Paim (PT-RS) já tinham anunciado que estavam trabalhando no texto da proposta e começaram hoje a colher assinaturas. A PEC recebeu 29 assinaturas de apoio – duas a mais que as necessárias para que comece a tramitar.

Pela proposta, o presidente e o vice-presidente eleitos neste ano terão mandato tampão de dois anos, contados a partir de 1º de janeiro de 2017. Assim, uma nova chapa presidencial seria eleita nas eleições gerais de 2018 e assumiria em 2019.

De acordo com os autores da proposta, a PEC não tem a pretensão de acabar com o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e seguiria paralelamente a ele. O processo chegou ontem (18) ao Senado, depois de ter sua admissibilidade aprovada domingo (17) na Câmara dos Deputados. Os senadores que encampam a proposta de nova eleição presidencial em outubro esperam que a população adira à ideia, por não reconhecerem no vice-presidente Michel Temer legitimidade para governar o país, caso Dilma tenha o mandato cassado.

Depois de protocolado na Mesa Diretora do Senado, o texto será analisado para definição das comissões de mérito pelas quais passará. Caso seja aprovado no Senado, em dois turnos de votação no plenário, o texto ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, também em dois turnos.

Na Folha: Marina sugere que Temer não terá legitimidade e defende novas eleições

A ex-senadora Marina Silva diz que a maioria dos brasileiros não quer ver o vice-presidente Michel Temer na cadeira de Dilma Rousseff. À frente de umacampanha por novas eleições, ela sugere que o peemedebista não terá "legitimidade e credibilidade" para assumir o governo.

Marina também questiona o compromisso de Temer com o combate à corrupção. Ela lembra que o vice é aliado do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e não citou a Lava Jato noáudio em que já falava como novo presidente.

Leia a entrevista na íntegra no site da Folha de S. Paulo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil + Folha

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

    Senadores protocolam PEC que prevê eleição presidencial em outubro deste ano!!

    Comento.-

    Estimados amigos agricultores outro dia comentei aqui a jogada que estão pretendendo os PETRALHAS , as ratazanas de Brasilia.

    Quando lemos uma proposta dessas sobre eleições parece tao interessante , eleger um governo sadio, limpo diante de um quadro terminal de um governo corrupto ate dizer chega!!

    Olhem com cuidado quem esses bandidos investidos de senadores que protocolaram essa PEC!!

    Amigos , esses picaretas sao aliados de partido dos PETRALHAS Dilma e LULLA E A OPORTUNISTA DA MARINA SILVA entrando na sombra dos picaretas!!

    O DATA FOLHA publicou a semana passada que no caso de uma eleição nesse momento , pasmem coma coincidencia ...." LULLA E MARINA SILVA seriam os prováveis vencedores dessa eleição!!

    Esse bando de ratazanas , de aproveitadores , ou melhor BANDIDOS e saqueadores da nossa PATRIA , lançam mão de uma proposta " diz que democratica " para governar de novo e seguir grudado como carrapatos nas tetas da vaca chamada BRASILIA!

    Por favor jornais , homens de influencia do nosso BRASIL denunciem essa jogada urgente e convoquem a POPULAÇÃO EM GERAL, LEVANTEMOS nos contra a MAIS ESSE novo GOLPE contra do nosso Brasil.

    No caso de NOVA eleição ganhando LULLA chau chau LAVA JATO , CHAU CHAU LADROES CONDENADOS, CHAU CHAU DEMOCRACIA!!! chau chau juiz MORO, chau chau SONHOS DE UM PAIS MELHOR!!

    URGENTE temos que DEDETIZAR esse pais dessa lacra, exterminar porque sao piores que o mosquito da DENGUE, que passa o tempo se transforma em CHICUNGUNHA e passa mais tempo se transforma em ZIKA...!!

    Nao podemos permitir mais essa manobra dos PETRALHAS!!

    E HORA DE UM BASTA NESSA CORJA!!

    ACORDA BRASIL

    1
    • beto palotina - PR

      Ai o golpe lula vai ce eleger

      0
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      Pelo que estou vendo vc quer o Serra da Globo ou o cheirador de pó ? Queira ou não queira o andar da carruagem favorece a MARINA. A Globo NÃO quer ! vai ter que engolir a Marina sim !

      0
  • Pedro A Philippsen nova santa rosa - PR

    Não, outro golpe não!!!!.. chega de gastar dinheiro com politica... reduzam o salario dos politicos, retomem o dinheiro desviado e mudem as leis para que nao consiguam desviar mais... alem disso aprovem uma lei onde somente pessoas honestas possam ser candidatas.

    1
    • Valdomiro Rodante Junior Porangatu - GO

      Estão armando , com novas eleições só agora depois que o impeachemant passou? Isto sim é golpe!! Ehta tuma dificil de desmamar ...!!!

      0