Sem verba, IBGE adia Censo Agropecuário e cancela concurso público

Publicado em 19/04/2016 07:36

Com um corte em seu orçamento, o IBGE decidiu adiar a realização do Censo Agropecuário, que iria a campo em 2017, uma importante pesquisa que inclui informações sobre segurança alimentar e agricultura familiar.

Com isso, o concurso para preenchimento de 1.409 vagas temporárias, destinadas ao censo, foi cancelado. Os inscritos no processo terão os valores das inscrições reembolsados, informou o IBGE.

O orçamento do Censo Agropecuário foi reduzido em janeiro deste ano, de R$ 330,8 milhões para R$ 266,8 milhões na LOA (Lei Orçamentária) aprovada pelo Congresso Nacional.

Nos últimos meses, o IBGE vinha negociando com o Ministério do Planejamento a recomposição deste orçamento para preparar a pesquisa, o que inclui, por exemplo, a compra de equipamentos.

“Diante dessa realidade, o Censo Agropecuário está adiado, e uma nova data para sua realização está condicionada à liberação dos recursos necessários em tempo hábil à organização da operação”, informou o instituto.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Na Folha: Sem pesquisa, agropecuária terá de continuar apostando no escuro 

Os governos de plantão nunca levam muito a sério a atividade agropecuária. Resolvem alguns dos problemas pontuais, mas não pensam o setor como uma atividade que necessita de muito planejamento.

Isso é uma tradição governamental que vem de longo prazo. É o que acaba de ocorrer com a limitação de verbas do Ministério do Planejamento que inviabiliza a realização do novo censo agropecuário. 

O censo é um espelho do momento do setor. Aponta o que o país produz e como produz. A fotografia atual permite correções de rumo e, consequente aumento de produtividade.

A agropecuária deixou de ser o patinho feio no passado para ser uma atividade com forte componente tecnológico nos dias atuais.

É, seguramente, um dos setores que mais empregam tecnologia no país. Essa tecnologia vai desde o início da produção, a semente, até a fase de produção e de colheita, com recursos movidos por alta tecnologia.

O avanço da agropecuária foi grande nos últimos anos, mas a continuidade desse avanço necessita de visão de futuro do setor, uma vez que os investimentos buscam o longo prazo, regras claras e números que apontem para uma demanda real do setor.

Sem censo, a agropecuária continua apostando no escuro. E essa falta de clareza concentra ainda mais a agricultura, uma vez que os mais prejudicados são sempre os produtores e as empresas de menor fôlego financeiro. 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo + Folha

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

    Na Folha: Sem pesquisa, agropecuária terá de continuar apostando no escuro!!

    "Os governos de plantão nunca levam muito a sério a atividade agropecuária. Resolvem alguns dos problemas pontuais, mas não pensam o setor como uma atividade que necessita de muito planejamento"

    Comento _

    Lo unico que planejam esses PETRALHAS , bandidos de plantão e como perpetuar se no poder!!

    Vende a alma ao diabo para permanecer em Brasilia!!

    Lulla era om maior critico dos bancos antes de se eleger a primeira vez.

    Depois da sua eleição o balance do Bradesco acusa o maior lucro liquido de todos os tempos..faturou no primeiro trimestre o mesmo que no ano anterior!!

    Um crescimento de de 400%!!

    OS PETRALHAS se transformaram no maior amigos dos bancos E GRANDES EMPRESA QUE TANTO CRITICARAM, diga se de passagem ODERBRECHT , O BANCO SCHAIN, , eteceterasssssssss!!

    Mais como disse uma vez o outro picareta, o sr DELFIM NETO que tambem gosta de presentes de empreiteiras , quando lhe perguntaram afirmando :- ministro com estes preços os agricultores nao vão poder plantar!!??

    Ele respondeu , ...vão sim!! eles vao plantar !!! eles os agricultores nao sabem fazer outra coisa!!

    Assim seguimos a deriva , enquanto GOVERNOS DE PLANTÃO , SAQUEADORES DO ESTADO , permanecerem no poder planejando a cada dia sua permanencia e engorde de suas contas bancarias dentro e fora do pais!!!!

    E tanto dinheiro roubado que se dão ao luxo de pagar impostos , ICMS e imposto de RENDA sobre PROPINAS, para dar cara de legalidade!!!

    Em que pais estamos pelo amor de DEUS!!!???

    O SENADO se tem dois dedos de bom sentido e vergonha na cara , DEVE APROVAR O MAIS RÁPIDO O PROCESSO do IMPEACHMENT PARA COMEÇAR A RETIRAR ESSA CORJA DO PLANALTO!!!

    DEPOIS DA LIMPEZA de KATHIA de ABREU e seus asseclas , COLOCAR GENTE DA AGRICULTURA, que vive da Agricultura , empresarios competentes para essa PASTA , diga se de passagem uma das poucas areas da economia que funciona E SUSTENTA ESSE PAIS APESAR DA BANDALHEIRA E DA ROUBALHEIRA PETISTA!!

    DEUS SALVA A NOSSA NAÇÃO!!

    0