Clima: Outono começa com chuvas em boa parte do país

Publicado em 21/03/2016 07:11
Em Minas Cemig prevê boas chuvas para as regiões cafeeiras

A primeira semana do outono inicia-se com chuvas fortes em boa parte da região Sul. A passagem de uma frente fria pela região manteve o tempo fechado e chuvoso ao longo de todo o final de semana e para essa segunda-feira há previsão de mais chuvas em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná. Há previsões para pancadas de chuvas no Mato Grosso, Rondônia, Goiás e também sobre o Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e extremo oeste da Bahia. Com isso algumas atividades agrícolas como colheita da soja, poderá ser atrapalhada, mas por outro lado, essas chuvas estarão mantendo os solos com bons níveis de umidade, beneficiando o desenvolvimento das lavouras.

Em São Paulo e Minas Gerais, a segunda-feira será de tempo aberto, com a possibilidade apenas para eventuais pancadas de chuvas a tarde. Contudo, devido ao avanço da frente fria, amanhã há previsão para pancadas de chuvas de moderada a forte intensidade sobre grande parte da região Sudeste.

Além disso, com o avanço dessa frente,  a semana será marcada por chuvas regulares e de boa abrangência em todas as regiões do Brasil. Sendo que os maiores volumes deverão ocorrer sobre o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Rondônia, Tocantins, Pará e Maranhão. Com isso, no Centro-oeste, essas chuvas mais intensas que irão ocorrer já a partir de amanhã irão atrapalhar muito o andamento da colheita da soja, podendo gerar mais perdas.

Alerta Agroclimático - 21 mar 2016

CEMIG PREVÊ OUTONO EM MINAS GERAIS COM MAIS CHUVAS NO SUL, LESTE E JEQUITINHONHA

O outono chegou neste domingo (20/3), à 1h30, com previsão de chuvas acima da média na faixa Leste de Minas Gerais e diminuição da influência do fenômeno El Niño no estado. A estação, que marca a transição entre o verão e o inverno, terminou às 19h34 de 20 de junho, quando tem início o inverno.

Segundo o hidrometeorologista Arthur Chaves de Paiva Neto, da Cemig, é normal que as chuvas diminuam gradativamente ao longo da estação, chegando ao mínimo em junho, podendo ocorrer pancadas fortes em abril. “A expectativa é que tenhamos chuvas acima da média em toda a faixa Leste do estado, desde o Sul de Minas até o Vale do Jequitinhonha”, ressalta.

A previsão é de que no Noroeste e no Oeste as chuvas fiquem ligeiramente abaixo da média. Nas demais regiões são esperadas chuvas dentro da média, mas Arthur Chaves não exclui a possibilidade de que, em alguns dias, fiquem acima ou abaixo dos valores esperados. “Em abril, teremos o mês mais chuvoso, mas é em junho que as chuvas ficarão acima da média, lembrando que a média desse mês é baixa”, explica Arthur.

Com a diminuição da influência do El Niño, temperaturas ficarão acima da média no Noroeste e Oeste de Minas Gerais e abaixo no Leste, Sul e Zona da Mata, principalmente em abril e maio. Nas demais regiões, as temperaturas ficarão mais próximas da média.

Outono em Minas

A estação marca a transição entre o verão e o inverno. A passagem de frentes frias, que no verão causavam pancadas fortes de chuva, começa a provocar quedas de temperatura semelhantes às observadas no inverno, enquanto as chuvas diminuem.

Outra característica importante é que, no decorrer da estação, a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho.

Ocorrem também mudanças relativamente rápidas nas condições de tempo com uma maior probabilidade de ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia nas regiões serranas do Estado.

Outro fenômeno possível é a formação de inversão térmica, que ocorre quando a temperatura na superfície é menor do que nos níveis acima da atmosfera, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente e, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades. Esse fenômeno ocorre com maior frequência no final de maio e em junho.

Fonte: Agência Minas Gerais

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
NA + CEMIG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário