MS: Plantio de milho safrinha pode ser prejudicado com excesso de chuva
O produtor rural tem até o dia 15 de março para finalizar o plantio do milho safrinha. De de acordo com os últimos dados levantados pelo Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio apontam que ela já começou em 46% da área projetada para esse cultivo.
O milho 2ª safra 2015/2016 é plantado logo após a colheita da safra de soja. Depois desse período, crescem as chances de ocorrência de frio intenso, o que pode prejudicar o desenvolvimento dessa cultura e, assim, gerar perda de produtividade.
Com o excesso de chuvas, muitos agricultores estão com a colheita da soja atrasada e, já que as áreas estão ocupadas, não é possível realizar a semeadura do milho.
"Os levantamentos apontam que, a cada dia de atraso no plantio, três sacas de milho deixam de ser colhidas. Ou seja, se você plantar 10 dias depois do período ideal, pode saber que 30 sacas serão perdidas", compara o analista de grãos da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária), Leonardo Carlotto.
Atualmente, o plantio está mais avançado na região sul do Estado, com porcentagem de área plantada em de 47,5%, segundo dados do Siga MS. Já a região central está com 35% da área plantada e, com menor índice ainda, está a região norte, com 30% do plantio realizado. Os municípios mais avançados no plantio são Aral Moreira, Naviraí e Douradina, todos com 60% de área plantada.
Leia a notícia na íntegra no site Campo Grande News.
0 comentário
B3 antecipa movimento de queda dos preços do milho que ainda não apareceu no mercado físico
Demanda por milho segue forte nos EUA e cotações futuras começam a 6ªfeira subindo em Chicago
Radar Investimentos: Milho brasileiro encontra barreiras no mercado internacional
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago