Soja: Mercado em Chicago mantém oscilações ainda tímidas, mas opera com leves altas nesta 5ª

Publicado em 03/03/2016 14:24

Depois de uma sessão e meia de algumas novas altas, os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago voltaram a recuar na sessão desta quinta-feira (3). As cotações perdiam mais de 3 pontos entre as posições mais negociadas, com o maio/16 voltando a operar com US$ 8,59 por bushel. Na sequência, o mercado voltou a testar alguns ligeiros ganhos e, por volta das 15h (horário de Brasília), subiam pouco mais de 2 pontos nos principais contratos. 

Essas baixas que foram registradas mais cedo já vinham sendo sinalizadas pelos analistas de mercado, uma vez que os investidores ainda não contam com estímulos suficientes do mercado financeiro ou de novidades fortes entre os fundamentos, que já são conhecidos. Nem mesmo a baixa do dólar frente ao real, qur passa de 1% de novo hoje, foi suficiente para dar suporte às cotações. O comportamento do mercado internacional, portanto, continua técnico, passou por uma realização de lucros, porém, ainda se  mostra sem direção, mas atuando com oscilações ainda muito tímidas. 

E o novo boletim semanal de vendas para exportação trazido pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) apresentou uma alta expressiva das operações em relação à semana anterior, porém, com números ainda dentro das expectativas, também insuficientes para promover um movimento mais forte das cotações. 

As vendas de soja norte-americanas, na semana encerrada em 25 de fevereiro, somaram 442,2 mil toneladas, enquanto as projeções dos traders variavam entre 200 mil e 600 mil toneladas. Foram 440,1 mil toneladas da safra 2015/16, 70% a mais do que na semana anterior - com a China como principal destino ao adquirir 281,4 mil toneladas - e da safra nova, mais 2,1 mil. No acumulado do ano comercial 2015/16, as vendas totais são 11% menores do que as da temporada anterior. 

Derivados - OS EUA venderam ainda 132,3 mil toneladas de farelo de soja, volume que também ficou dentro do intervalo de 100 mil 1 250 mil toneladas esperado pelo mercado. Do total, foram 132,1 mil toneladas da safra atual e mais 200 toneladas da safra nova. Os maiores compradores foram, respectivamente, as Filipinas e o Canadá. 

E as vendas semanais de óleo de soja, apesar de fracas, também ficaram dentro das expectativas - que iam de 0 a 10 mil toneladas, ao somarem 900 toneladas. O volume é 72% menor do que o registrado há uma semana. O Canadá foi o maior comprador do produto norte-americano. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário