Desintrusão deixa famílias desalojadas em São Félix do Xingu (PA)
Em São Félix do Xingu, região sul do Pará, cerca de 2500 pessoas estão sendo desalojadas devido a ampliação da demarcação da reserva indígena Apyterewa, território de ocupação tradicional do povo Parakanã. A operação está sendo realizada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), em parceria com o Exército, Força Nacional, Ibama e o Incra.
De acordo com informações do site G1 Pará, há um mês as famílias foram notificadas a respeito da reintegração de posse da área. Já na última semana, com apoio do Ministério Publico Federal (MPF), a Polícia Federal e o Exército deu início ao processo de desintrusão.
Segundo o Procurador do Estado do Rio Grande do Sul, Rodinei Candeia, trata-se de uma ampliação da demarcação indígena de 288 mil hectares para 770 mil hectares, destinado para pouco mais de 200 indígenas. Confira imagens enviadas:
1 comentário
Indígenas marcham em Brasília e bloqueiam vias contra marco temporal
Ministro da Justiça anuncia demarcação de 7 novos territórios indígenas no Estado de São Paulo
Em resposta aos conflitos no campo, FPA apresenta projeto para garantir segurança jurídica à população rural
FPA: Conflitos por invasões em Guaíra e Terra Roxa (PR) aumentam o risco de morte entre indígenas e produtores
Audiência sela acordo de conciliação que envolve demarcação de terras no Mato Grosso do Sul
FPA: Lucio Mosquini defende continuidade do debate de conciliação no STF sobre o Marco Temporal
Jocelino ribeiro da silva Aguas Belas - PE
Sou moradora da área de S. Félix do Xingu, e fui igualmente expulsa com as demais famílias de agricultores... uma area de terra tao grande que não precisavam cometer essa crueldade, essa justiça, com o povo trabalhador... que pegassem uma parte dessa terra e dividissem com os indígenas, mas que nos lá produzindo.. nós só queremos trabalhar!!!!... cadê a reforma agraria??? é muito desrespeito com o povo trabalhador.. até quando, meu Deus???!!!