Município de MS lidera casos de ferrugem da soja no país

Publicado em 19/02/2016 11:35

A cidade sul-mato-grossense de Chapadão do Sul, a 333 quilômetros de Campo Grande, está liderando o ranking nacional de casos de ferrugem asiática da soja na safra 2015/2016. Segundo o Consórcio Antiferrugem, a parceria público-privada que atua no combate a doença, até o dia 21 de fevereiro foram confirmados 39 focos da doença. Depois aparecem dois municípios de Goiás, Rio Verde, com 20 registros e Chapadão do Céu, com 17.

O Consórcio Antiferrugem destaca que dos casos registrados na cidade sul-mato-grossense, 19 ocorreram em janeiro e 20 em fevereiro, sendo o mais recente registro datado do dia 21 de fevereiro. Além de Chapadão do Sul, focos da doença foram confirmados em outros dez municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai (1 caso), Aral Moreira (4), Costa Rica (1),Dourados (4), Laguna Carapã (2), Maracaju (4), Naviraí (2), Ponta Porã (4), São Gabriel do Oeste (1) e Sidrolândia (2).

Com esses focos, o estado contabiliza nesta safra um total de 64 casos. O número ainda é parcial, já que a colheita ainda está sendo realizada, mas já é três vezes maior do que o registrado em todo o ciclo anterior, que foi de 19 focos. Com essa quantidade, Mato Grosso do Sul é o quarto estado do país em casos de ferrugem asiática, ficando atrás do Paraná, com 121, Rio Grande do Sul, com 117 e Goiás, com 71. No Brasil a quantidade de registros confirmados é de 431.

Veja a notícia na íntegra no site do G1 MS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Alexandre Pessatto da Silva Maracaju - MS

    Em alguns momentos me impressiona as informações equivocadas publicadas na mídia... Eu percorro por boa parte das lavouras de Maracaju, Sidrolandia, Rio Brilhante, Antônio Joao e Ponta Porã (MS), e digo que mais de 80 % das áreas comerciais desses municípios registram focos de ferrugem. Portanto só posso concluir que falta credibilidade nos dados informado por instituições do Estado do MS.

    0
  • TiagoC Luís Eduardo Magalhães - BA

    Oeste da Bahia com focos de ferrugem por todo lado!!!!

    0