Colheita avança no PR e soja terá produção recorde, acima de 18 milhões de toneladas, mas número ficará abaixo do potencial da safra
A colheita da soja 2015/2016 no Paraná alcançou 17% da área estimada em 5,262 milhões de hectares, o que corresponde a 891.830 hectares, conforme levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral).
Esse percentual corresponde a uma evolução de 10% na última semana, quando a colheita havia sido concluída em apenas 7% da área. No entanto, nesta semana o avanço de uma frente fria provocou mais chuvas no Estado, comprometendo o andamento dos trabalhos de campo.
Segundo o economista do Deral, Marcelo Garrido, apesar de dificultar a colheita, as chuvas foram benéficas para algumas regiões. "Como choveu muito no inicio do ciclo, as plantas não desenvolveram a parte radicular plenamente. Então se houver uma estiagem, ou calorão muito forte a planta vem a sentir, e isso já estava acontecendo em algumas regiões", explica.
Assim, a irregularidade climática trouxe redução na produtividade estimada inicialmente em 3,500 quilos por hectare na média do estado. Com 17% da área colhida observa-se um rendimento de 3,380 quilos por hectare, ligeiramente abaixo da projeção preliminar, mas acima da média da safra passada.
Com isso, o estado ainda pretende colher uma safra recorde de 18 milhões de toneladas, superando os 17 milhões de t na safra 2014/15.
No boletim do Departamento, divulgado na terça-feira (02), da soja que ainda está no campo, 44% das lavouras estão em maturação - próximas do ponto de colheita - e 40% estão em frutificação. Além disso, 83% das plantações encontram-se em boas condições.
Milho Verão
A colheita do milho verão atinge 10% da área plantada, que este ano é de 425.471 hectares, ante 6% uma semana antes.
Apesar do excesso de chuvas, Garrido afirma que as lavouras de milho sofreram menos impacto que a soja. Com isso estima-se que a produção chegue a 3,6 milhões de toneladas, com produtividade de 8.500 quilos por hectare.
A redução de quase 1 milhão de toneladas, é reflexo na menor área plantada que chega a 22% nesta safra em comparação a 2014/15. Do lado da produtividade, no entanto, o volume deve ficar bem próximo a média anual do estado.
Milho Safrinha
Com investimento da soja na primeira safra, boas partes dos produtores devem apostar no milho safrinha a partir de agora. De acordo com os levantamento do Deral, espera-se uma área de 2 milhões de hectares, 5% a mais em relação a 2014/15, e aumentando em 2% a produção.
"Essa é uma área que já plantamos cerca de um terço (30%) até o final da semana passada, e as perspectivas são positivas dependendo apenas do clima", destaca Garrido.
Iniciando o plantio, os produtores também estão animados com os preços do cereal que vem em uma escalada neste inicio de ano.
2 comentários
Soja sobe timidamente em Chicago nesta 3ª frente a notícias que já conhece e de olho no financeiro
Concentração da colheita da soja no BR deve trazer impacto considerável aos preços no BR
Carazinho/RS tem lavouras de sojas boas e outras com dificuldades de clima, pragas e doenças
Desenvolvimento do plantio da soja em Tapurah/MT
Plantio de soja 24/25 do Brasil avança para 86%, diz AgRural
Soja/Cepea: Cotações internas e externas recuam
CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR
Região de Ivatuba, próximo a Maringá, com produtividades pouco maiores que ano anterior. Porém lucratividade, com certeza, ligeiramente menor...
Produção recorde? A velha história de sempre
Caro Leandro Frizzo: Não sei o porquê de "velha estória"? Aqui não tivemos problemas climáticos, os solos de nossa região são super privilegiados, plantamos um pouco mais cedo e mesmo assim teremos uma lucratividade menor, apesar do aumento de tecnologia.
Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR
Alguém está mentindo. Ou mentem agora ou mentiram ano passado... 9 em cada 10 agricultores afirma que colheram até agora uma produtividade inferior aquela obtida na safra passada. A não ser que as regiões que ainda não colheram tenham um aumento de 30% em relação ao ano passado, não existe maneira de a safra paranaense ser maior que a de 2015.
Eu acho que previsao e' previsao, a previsao e' um CHUTE e CHUTE nao pode ser considerado mentira.--Eu entendi que o jornalista ao dizer ABAIXO DO POTENCIAL esclareceu que a produtividade sera' menor.