Brasil amplia produção de etanol de milho e isso pode não ser uma boa notícia
SÃO PAULO - A primeira usina de etanol FLEX, milho e cana-de-açúcar, começou sua produção em 2013, no Norte do Mato Grosso. Atualmente, o Brasil possui quatro usinas produtoras de etanol de milho, com capacidade de produção total estimada de 75 milhões de litros/ano. Esse valor ainda é muito pequeno se comparado aos 29 bilhões de litros de etanol de cana-de-açúcar que o país produz por ano.
Para o ano de 2016 há previsão de três novas unidades produtoras de etanol de milho. Duas usinas produtoras apenas de etanol de milho (MT e MS) e uma unidade FLEX, milho e cana (GO).
Leia a notícia na íntegra no site InfoMoney.
1 comentário
B3 antecipa movimento de queda dos preços do milho que ainda não apareceu no mercado físico
Demanda por milho segue forte nos EUA e cotações futuras começam a 6ªfeira subindo em Chicago
Radar Investimentos: Milho brasileiro encontra barreiras no mercado internacional
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Lindalvo José Teixeira Marialva - PR
Que me desculpe nossos governos e pensadores, aqueles que se dizem ter visão para o futuro. O petróleo sobra no mundo e o Brasil vai atrás do petróleo a 7.000 metros de profundidade com custo caríssimo, vai inaugurar fabrica de etanol de milho, passa o fundo partidário de 300 para 800 milhões, corta recursos da Saúde, Educação e Segurança Publica. Devo estar errado ou alguém esta ficando louco. Milho tem que virar ração e ração tem que virar carne e carne tem que virar petróleo das areias dos árabes que não tem como produzir alimentos? Milho tem que virar alimento na mesa dos brasileiros que consome pouco comparado com os americanos que produzem quase 6 vezes mais do que nós. Cana tem que virar etanol em pastagens degradas (imensas fazendas semi abandonadas neste pais - degradas) e gado tem que ser tratado como soja e milho e elevar o indice de produtividade, ir para confinamento e os pastas tem que ser para cria e recria apenas e não para engorda. Gente esse Brasil precisa mudar e planejar alguma coisa e parar com isso que esta acontecendo.
Isso tudo é um processo, voce esta querendo fazer por decreto.
Carne confinada é bem inferior em sabor, se comparada com animal de pastagem. O agricultor tem que parar de achar que é o Salvador da pátria, e focar em coisas mais úteis, como melhorar sua gestão e produtividade.
Lindalvo...sua avaliação no momento PRESENTE é perfeita...com relação a petroleo na década de 70 o pais quebrou pela dependencia lembra...o alccool em 80 era igual ao presal hoje uma aventura...hoje etanol é uma realidade..portanto o que está errada as vezes é a intensidade que se busca estes objetivos...mas temos que buscá-los pois os cenarios mudam e se estivermos despreparados e de calças curtas perdemos o bonde...o etanol de milho dos EUA ,quando começaram este negocio jogaram pra cima o preço da soja e do milho e diminuiram a dependencia de petroleo..e nos brasileiros ganhamos juntos nos preços das comodities..outra coisa o etanol de milho é a salvação para o MT em caso de super safras quandos os preços do milho despencam...pois sai etanol e DDG que é usado em rações...quanto ao dinheiro em saude e educação..estradas..etc assino embaixo em suas colocações...
O ETANOL DE MILHO SE DESENVOLVEU EXTREMAMENTE RAPIDO NOS ESTADOS UNIDOS PORQUE O AMERICANO FINALIZA O BOI DE ENGORDA
COM RAÇAO DE MILHO ----DESCOBRIRAM QUE O RESTO DO MILHO DEPOIS DE UTILIZADO NA FABRICAÇAO DO ALCOOL ENGORDAVA TANTO QUANTO-----ENTAO O ALCOOL AMERICANO SAI QUASI DE GRAÇA---
EM MATO GROSSO NAO EXISTE ENGORDA COMPATIVEL COM A PRODUÇAO DE MILHO ALEM DISSO O PREÇO DA ARROBA DE CARNE NO BRASIL E' BEM
INFERIOR------ENTAO AMIGOS ... ESTADOS UNIDOS E' UMA COISA BRASIL E' OUTRA COISA---
VOCES ENTENDERAM ?? O PREÇO DA ARROBA DE CARNE NO BRASIL NAO
PERMITE O USO DO MILHO EM CONFINAMENTO ESPECIALMENTE QUANDO O PREÇO DO MILHO E' ALTO----NOS ESTADOS UNIDOS E NA EUROPA USAM MILHO E ALFAFA PORQUE O MILHO TEM 6¨% DE PROTEINA E A ALFAFA TEM 26%------
Caro Meloni...a avicultura e a suinocultura seguem os locais onde se produz milho e soja em abundancia...por isto que ampliacao em grande escala de unidades industriais se darao no Mt..Matopiba e nao no sul e no sudeste...para demonstrar esta verdade que se aplica ao longo do tempo veja Toledo na decada de 70...Rio Verde e Mineiros na decada de 90 e 00...e unidades no Mt e Ms em 00 e 10..
Realmente Estados Unidos é uma coisa e Brasil é outra, nos Estados Unidos não temos um legislativo corrupto, um executivo corrupto, um poder judiciário corporativo, temos um povo ansioso por liderança e honestidade, aí sim podemos mudar esse quadro degradante que vivemos.