STJ decide se MST deve indenizar donos de terras que foram ocupadas
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidirá no próximo mês se o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) deve indenizar fazendeiros que tiveram terras ocupadas de forma depois considerada ilegal pela Justiça.
BIBLIOTECA
São várias as ações pedindo que o MST pague indenizações depois que o movimento deixa as fazendas por ordem judicial. "Historicamente, sempre foi assim", diz Gilmar Mauro, líder do movimento em SP, relatando que processos já foram movidos em outros tribunais do país. A diferença é que agora o STJ estabelecerá regra que será referência para todos os magistrados brasileiros.
CASCA
Gilmar Mauro afirma que não há como cobrar nada do MST, que é apenas uma sigla, sem patrimônio ou conta bancária. "Nós é que deveríamos entrar na Justiça para que o Estado brasileiro cumpra a Constituição, que diz, entre outras coisas, que a terra não pode ser improdutiva. A ocupação é apenas uma forma de pressão", afirma.
CAMINHADA
E movimentos sociais como o MST e também o MTST (Movimento dos Trabalhadores SemTeto) discutem a realização de uma marcha a Brasília, em março, para protestar contra o governo de Dilma Rousseff.
PIOR QUE TÁ
Guilherme Boulos, líder do MTST e colunista da Folha, diz que a decisão do Banco Central, hoje, sobre os juros, definirá a contundência das críticas ao governo de amanhã em diante. "Os movimentos já estão muito insatisfeitos e o enfrentamento deve aumentar", afirma.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário
Por que Lira quer assumir o Ministério da Agricultura? E por que Lula está disposto a cedê-lo?
Brasil produz 1,8% mais aço bruto em dezembro sobre um ano antes
Empresas de luxo e fabricantes de chips impulsionam índice europeu STOXX 600 a pico de cinco semanas
Wall St tem leve baixa após fortes ganhos na véspera
Diretor do Fed diz que cortes de juros podem ocorrer mais cedo do que o esperado se desinflação continuar
Dólar tem leve alta com posse de Trump e taxa de câmbio no Brasil em foco