Após seca, chuvas em Mato Grosso afetam início da colheita de soja

Publicado em 08/01/2016 14:26

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - O Mato Grosso, principal Estado produtor de soja do Brasil, havia colhido apenas 0,3 por cento da área de soja de 9,2 milhões de hectares até quinta-feira, informou nesta sexta-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apontando um atraso no início dos trabalhos de colheita, que nesta semana foi prejudicada por chuvas intensas.

Segundo o Imea, o atraso ante o início da colheita do ano passado é de 1,6 ponto percentual, muito em função também de o plantio ter sido prejudicado pelo tempo seco --em uma das regiões do Estado, o fim dos trabalhos de semeadura está atrasado em um mês.

Com a estiagem e o calor intenso, muitas áreas tiveram que ser replantadas no Estado, atrasando agora o início dos trabalhos.

"Choveu bastante nesta semana, isso também atrapalhou um pouco", disse à Reuters o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, lembrando que chuvas dificultaram a entrada das colheitadeiras nos campos.

O Mato Grosso deve responder por cerca de 30 por cento da safra brasileira de soja na temporada 2015/16. O Imea estima a produção do Estado em 28,03 milhões de toneladas, com ligeiro recuo ante a temporada anterior, de 28,09 milhões de toneladas.

No relatório desta sexta-feira, o primeiro informe de colheita da temporada 2015/16, o Imea apontou uma boa produtividade acima de 3 mil quilos por hectare na pequena área colhida, ou de 50,6 sacas por hectare.

A previsão para todo o Estado é de uma produtividade projetada de 50,8 sacas por hectare, ante 51,9 sacas na safra anterior, com a seca na época do desenvolvimento das lavouras reduzindo o potencial produtivo.

O plantio foi tão prejudicado pela irregularidade das chuvas que uma das regiões de Mato Grosso ainda não encerrou os trabalhos.

Em um outro relatório divulgado pelo Imea nesta sexta, a região Nordeste do Estado aparece ainda com 1 por cento da área a ser semeada. Na temporada 2014/15, a semeadura de soja em Mato Grosso havia sido encerrada em 11 de dezembro.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário