Ações chinesas sobem após suspensão de mecanismo de "circuit breaker"
Por Lu Jianxin e Pete Sweeney
XANGAI (Reuters) - Os principais índices acionários da China recuperaram algum terreno nesta sexta-feira após Pequim suspender o mecanismo de "circuit breaker" que paralisou as operações duas vezes nesta semana, sendo considerado culpado pela exacerbação das vendas generalizadas do mercado que deveria limitar.
Com o "circuit breaker" do mercado acionário desativado na quinta-feira, o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 2,04 por cento, para 3.361 pontos. O índice de Xangai teve alta 1,98 por cento, para 3.186 pontos.
O banco central da China também elevou a taxa referencial do iuan pela primeira vez em nove dias de operações, após permitir que a moeda tivesse sua maior queda em cinco meses na quinta-feira, tendo repercussões nas moedas regionais e nos mercados acionários globais uma vez que os investidores temiam que isso fosse levar a desvalorizações competitivas.
Os mercados chineses têm tido um início de 2016 turbulento, afetados pelas determinações do banco central de enfraquecer o iuan contra o dólar, dois dias de suspensão das operações acionárias, pesquisas fracas dos setores de indústria e serviços, e preocupações sobre uma ameaçadora venda de ações por acionistas principais quando a proibição para tais vendas acabasse.
O CSI300 perdeu cerca de 12 por cento nos primeiros quatro dias de operações de 2016, devolvendo todos os ganhos feitos em 2015.
"O mercado voltou ao normal", disse o analista do Kaiyuan Securities Tian Weidong. "Os investidores podem comprar e vender como quiserem. Com o mecanismo de 'circuito breaker', o mercado estava sufocado."
(Reportagem adicional de Kevin Yao, Lisa Jucca, Kim Coghill e Samuel Shen)
BC chinês fortalece taxa referencial do iuan pela 1ª vez em 9 dias
XANGAI (Reuters) - O iuan se firmava nesta sexta-feira depois que o banco central fortaleceu sua taxa referencial pela primeira vez em nove dias úteis.
A China permitiu que o iuan sofresse a maior queda em cinco meses na quinta-feira, pressionando moedas regionais e provocando baixas nos mercados globais uma vez que investidores temem que isso vá provocar desvalorizações competitivas.
O BC chinês determinou a taxa referencial em 6,5636 por dólar antes da abertura do mercado, contra 6,5646 por dólar determinado antes e fechamento de 6,5929 por dólar no dia anterior.
(Reportagem de Pete Sweeney)
Ações asiáticas sobem após China suspender "circuit breaker" e fortalecer iuan
Por Nichola Saminather e Hideyuki Sano
CINGAPURA/TÓQUIO (Reuters) - As ações asiáticas se recuperaram nesta sexta-feira, lideradas pelos fortes ganhos das ações chinesas após a China suspender o sistema de "circuit breaker" do mercado e definir a taxa referencial do iuan mais alta pela primeira vez em nove dias.
A China anunciou na quinta-feira que suspendeu seu novo "circuit breaker" do mercado acionário, adotado apenas na segunda-feira, já que o sistema falhou em reduzir a volatilidade do mercado, com alguns players do mercado, inclusive, dizendo que ele teve efeito contrário.
O índice CSI300 das principais ações de Xangai e Shenzhen, subiu 2,04 por cento e o índice de Xangai teve ganho de 1,98 por cento.
Os ganhos das ações chinesas sustentaram o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, que às 7h58 (horário de Brasília) tinha alta de 0,34 por cento, devolvendo perdas vistas mais cedo na sessão.
O banco central chinês também ajudou a acalmar os mercados ao definir a taxa referencial do iuan mais alta contra o dólar.
A definição desta sexta feira do banco central é "um sinal de que não pretende continuar permitindo que o iuan caia", disse o estrategista de mercado global Yoshinori Shigemi do JPMorgan Asset Management.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,39 por cento, a 17.697 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,59 por cento, a 20.453 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,98 por cento, a 3.186 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 2,04 por cento, a 3.361 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,7 por cento, a 1.917 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,53 por cento, a 7.893 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,78 por cento, a 2.751 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,39 por cento, a 4.990 pontos.
(Reportagem adicional de Ayai Tomisawa, Tomo Uetake e Wayne Cole)
0 comentário
Wall St tem leve baixa após fortes ganhos na véspera
Diretor do Fed diz que cortes de juros podem ocorrer mais cedo do que o esperado se desinflação continuar
Dólar tem leve alta com posse de Trump e taxa de câmbio no Brasil em foco
Brasil bate recorde de exportações para os EUA em 2024, revela Amcham
Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA aumentam; condições do mercado de trabalho continuam saudáveis
Dólar oscila pouco com mercado à espera de dados dos EUA e posse de Trump