Soja: Preços no mercado interno ainda são maiores do que há um ano, diz Cepea

Publicado em 04/01/2016 08:34

Com a rentabilidade da temporada 2015/16 atrativa, podendo ser maior que a da anterior, a soja se mantém competitiva em relação a outras culturas, seguindo na liderança em área cultivada no Brasil. Assim, a próxima safra deve bater novo recorde de produção. Por enquanto, os preços no mercado interno estão maiores que os de um ano atrás, mas em dólar, estão bem menores. No final de 2015, o cultivo de soja estava na reta final, especialmente na região denominada de “Matopiba”, ao mesmo tempo que a colheita no Paraná e em Mato Grosso se aproximava.

As poucas chuvas em várias regiões do Cerrado brasileiro entre final de novembro e dezembro, no entanto, causam preocupação. Em dezembro, a Conab divulgou estimativa de que a soja ocupe 33,2 milhões de hectares na temporada 2015/16, crescimento acumulado de 45,9% nos últimos 10 anos-safra. No mesmo período, a produtividade deu um salto de 27,6%, tomando-se como referência os números previstos para a temporada atual (3.087 kg/ha), o que elevou a oferta em 86,2%, caso sejam confirmadas as 102,5 milhões de toneladas previstas para a safra corrente – todos números recordes.

Da oferta nacional, a estimativa da Conab é de que 44,5 milhões de toneladas sejam processadas internamente e 57,5 milhões de toneladas da soja em grão, exportadas – também recordes. O processamento interno deve gerar 31,19 milhões de toneladas de farelo, sendo que 15,5 milhões de toneladas devem ser consumidas internamente e volume equivalente, exportado. Também devem ser gerados 7,9 milhões de toneladas de óleo de soja, com 6,4 milhões de toneladas sendo direcionadas ao mercado interno e 1,4 milhão de toneladas, exportadas. No geral, produtores brasileiros apostam que o dólar permanecerá em níveis elevados. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Carlos Eduardo Senju Araguari - MG

    O único recorde Brasileiro em 2016 serão os rombos, a corrupção e a bandidagem política. Em dólar, a soja está muito baixa. Com o dólar alto, os insumos novamente tendem a subir acompanhando a subida da moeda norte-americana. Chuvas mal distribuída em todo o Brasil... Sinceramente consigo enxergar apenas um recorde para 2016, no número de produtores endividados e quebrados!

    2
  • Joacir A. Stedile Passo Fundo - RS

    Êrro grosseiro ao dizer que poderemos ter safra recorde e logo abaixo no texto enumerar os problemas climáticos que atravessamos! Lavouras normais? Poucas regiões têm! No entanto insistem com este slogan estúpido de "Recorde de Safra", "Supersafra", muitas vezes citado antes mesmo de iniciar o plantio, sem considerar os problemas que o campo poderá enfrentar e sempre enfrenta! É uma orquestra montada para os mercados já irem precificando para menos o valor da produção, com o intuito de manter os preços baixos e ganhar votos! O guardião da "Galinha dos Ovos de Ouro" que é o Produtor Rural fica impotente perante o efeito devastador que as Headlines (manchetes) e uns poucos textos tendenciosos produzem! A tinta do jornal consegue destruir o que o campo sua, e muito, durante uma safra tôda para conseguir! Talvez, algum dia, o homem do campo tenha a valorização e o respeito que merece!

    2
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Só depende de nós. Vendam somente o necessário. Não acreditem em falatório de gerente e presidente de cooperativa. A safra é muito menor do que a estimada. Se não vendermos, o preço sobe. Garantido.

      2