Petróleo X Etanol - Com queda dos preços do Petróleo no mercado internacional, etanol perde competitividade
Publicado em 15/12/2015 17:48
Preços abaixo dos US$40,00/barril são os piores desde a crise de 2008
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1 comentário
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elcio sakai vianópolis - GO
Arnaldo, acho que vc é pró Dilma..., tá parecendo o Levy..., aumentar impostos é a grande mágica de todas as soluções? aumentar a CIDE num combustível que já é super taxados, apenas pra favorecer o setor sucroalcoleiro??, isso mais parece piada de mau gosto.
Busque idéias para diminuir mais os insumos e as despesas, sobrando assim uma melhor margem para os produtores e as industrias. Temos jazidas inexploradas, uma previdência da época de cabral e uma logística deficitária. Você ainda acha que a CIDE vai resolver tudo isso?Caro Arnaldo,vou completar os dizeres do colega acima,não falarei do Cide porque seria a
Continuando, o Cide é mais um imposto no abuso tributário do governo.Versaremos sobre as usinas,as que quebraram foram mais por mau gestão e jogo financeiro do que a mentira do preço da gasolina subsidiado, plantaram muita cana sem levar em conta o ambiente x variedade, não analisaram a climatologia e o período critico da cultura,fundos investidores em busca de lucro fácil,o certo que muitos pagaram pela aventura de terceiros.Gostaria muito que você me enviasse uma planilha demonstrativa do subsidio dado em 2014,levando em consideração que:
Preço da gasolina portos americanos média do ano US$ 2,13 /galão
Preço convertido pelo preço do dólar em 2014(R$2,35),o litro seria R$1,39 FOB U.S.A
Preço na Distribuidora ponderado no 27 x 73 Álcool/gasolina fica R$1,28
Preço médio na bomba pago pelo consumidor foi R$ 3,00
Percentual a maior igual a 134,37%
Subsidiou o que?, se o preço ficou FOB praticamente o mesmo todo 2014,este é um exemplo, os outros anos são similares.Na verdade o povo paga um governo sabidamente desonesto,que tira de quem trabalha para roubar,pagar o rombo da PeTrobras, países que não tem petróleo sempre pagaram menos que os brasileiros, veja que o petróleo é nosso ,imagine se não fosse.A saída seria liberar outras companhias a importarem Shell,Ipiranga, grupos de bandeira branca, a competitividade poderia dar um choque de gestão nos Gabrielli da vida que só pensam em falcatruas.Quando você fala que não temos cana, o ideal seria dizer que não temos produtividade,teríamos que aumentar a produtividade em 3 a 5% por ciclo na mesma área.Temos que ser transparente, começando por dizer que o governo não subsidiou m......nenhuma.
Sr. Dejair, na minha pequenez, entendo que o setor sucroalcooleiro é idêntico ao da aviação civil, a demanda ao capital de giro é "altíssimo" para manter a atividade em funcionamento. Qualquer vacilo na gestão dos recursos...A VACA VAI PRO BREJO !!! Além disso, muitas unidades descapitalizadas foram ao mercado e receberam aportes que obrigavam resultados operacionais acima da média do setor. Os administradores desacostumados com o setor se atiraram de cabeça, o resultado está aí. Veja se a COSAN está em dificuldade ??