Comissão quer votar parecer sobre mudanças na Lei de Cultivares nesta terça-feira
A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa projeto que altera a Lei de Proteção de Cultivares (PL 827/15) reúne-se nesta terça-feira, dia 15, às 14h30, para discussão e votação do parecer do relator, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT).
A Lei de Cultivares (Lei 9.456/97) regulamenta a propriedade intelectual sobre vegetais desenvolvidos no país. Atualmente, a lei veda apenas a produção e não proíbe a venda sem a autorização do detentor da patente da cultivar.
Entre outros pontos, o projeto de lei em análise na comissão torna obrigatória a autorização pelos obtentores de cultivares para a comercialização do produto obtido na colheita.
O objetivo é ampliar as possibilidades de controle e fiscalização sobre o uso de sementes melhoradas, garantindo a devida remuneração ao obtentor ou seu licenciado. Obtentor é a pessoa ou empresa que cria e desenvolve uma cultivar.
1 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Com essa reportagem, dá para fazer um exercicio simples, preenchendo os parênteses com qualquer coisa que se queira. "A lei regulamenta......., e o objetivo é aumentar o controle e a fiscalização"....." garantindo a devida remuneração"... Essa é, basicamente, toda a essência de leis anti livre mercado. E por que? Por que, empresas de tecnologia precisam de garantias de remuneração, ( o Estado garantindo a remuneração de grandes empresas, com nosso dinheiro, com nossos "representantes" ), o produtor não, ele está, digamos assim, numa escala de importância menor, mesmo que seja quem pague por tudo.
Desculpem a falha, preenchendo os pontilhados e não os parenteses.
SEU RODRIGO LACUNA TAMBEM E" SINONIMO-ESCREVER com pressa da' nisso.