Com chuvas irregulares, produtores se preocupam com replantio e produtividade da soja em Lucas do Rio Verde (MT)

Publicado em 23/11/2015 10:01
Com chuvas irregulares, produtores se preocupam com replantio e produtividade da soja em Lucas do Rio Verde (MT). Cerca de 95% da área foi semeada e já há relatos de replantio em algumas localidades. Preço gira em torno de R$ 55,00 a saca, mas agricultores terão que vender a soja com valores mais altos para cobrir todos os custos.

Na região de Lucas do Rio Verde (MT) o plantio de soja atingiu 95% da área, mas a necessidade de replantio e a produtividade das lavouras preocupam os produtores.

Com as chuvas irregulares e altas temperaturas a semeadura atrasou e a realidade das lavouras preocupa. De acordo com levantamento do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada) em todo o estado a semeadura atingiu 89,7% até o último dia 19 de novembro, um atraso de 3,4% em relação a safra 2014/15.

Segundo o presidente do sindicato rural de Lucas, Carlos Simon, o problema nesta safra 2015/16 é que "a região está com pouca chuva e a insolação pesada acaba levando o resto de água que estava no solo, além disso, nas áreas um pouco mais arenosas a temperatura chega a 60º na terra, queimando as plantas", explica.

Diante desse cenário, Simon considera que o município deverá ter perdas significativas no rendimento das lavouras, haja vista que as previsões indicam continuidade neste padrão climático por conta do fenômeno El Niño.

Preço

Além das dificuldades que os produtores estão enfrentando no plantio, a safra 2015/16 também ficou marcada pelos altos custos de produção. Com a valorização do dólar frente ao real, os insumos - que na sua maioria são atrelados ao câmbio - sofreram reajustes significativos, reduzindo a margem de lucro dos agricultores.

Ainda assim, o dólar também colaborou para a composição dos preços no mercado interno - mesmo com a queda das cotações na Bolsa de Chicago - e os produtores aproveitaram para realizar a comercialização antecipada e fixar parte dos custos.

De acordo com Simon, atualmente na região, os preços giram em torno de R$ 55,00/sc, "porque o câmbio e Chicago caiu bastante", e neste níveis de preço os agricultores não conseguirão cobrir seus custos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário