Mesmo com chuvas irregulares, produtores iniciam plantio da soja na região de Cristalina (GO)
As chuvas continuam irregulares na região de Cristalina (GO), mas mesmo assim, os produtores arriscam e avançam com a semeadura da oleaginosa. No final de semana, algumas localidades receberam precipitações entre 40 mm a 60 mm, o que elevou o índice de umidade do solo, porém, o ideal seria cerca de 100 mm de chuvas.
Além disso, o engenheiro agrônomo da localidade, Edson Brito, ressalta que as temperaturas ainda permanecem elevadas. “E os produtores já se preocupam com a previsão de temperaturas mais altas para janeiro de 2016, pois as lavouras estarão em fase de enchimento de grãos e podemos ter o comprometimento da produtividade das plantações”, completa.
Em relação aos trabalhos nos campos, o engenheiro destaca que se comparado ao no passado, o plantio segue em ritmo normal. Mas em comparação com a média dos últimos anos, há um atraso, ainda assim, os agricultores ainda estão dentro da janela ideal de plantio da oleaginosa. Paralelamente, ainda há uma apreensão com a janela da safrinha de milho.
“Se plantarmos a safrinha de milho até 15 de fevereiro ainda conseguimos obter um rendimento positivo com a cultura”, acredita Brito.
Enquanto isso, os produtores da região fecharam negócios antecipados para a cultura da soja entre R$ 65,00 até R$ 75,00 a saca.
0 comentário
Desenvolvimento do plantio da soja em Tapurah/MT
Plantio de soja 24/25 do Brasil avança para 86%, diz AgRural
Soja/Cepea: Cotações internas e externas recuam
Soja sobe em Chicago nesta manhã de 2ª feira, acompanhando bons ganhos do farelo e do óleo
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda