Operação de troca de arroz da Conab seguirá para ajuda humanitária à Palestina
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará, no dia 5 de novembro, um novo leilão de troca de arroz para o envio de mil toneladas do produto para a Palestina.
Neste tipo de operação, os adquirentes se comprometem a fornecer o arroz beneficiado e ensacado e colocá-lo dentro do navio, que está localizado no Porto de Rio Grande (RS). Também são de sua responsabilidade todas as despesas de capatazia e alfândega, entre outras. Em contrapartida, a Conab oferece uma quantidade maior do arroz, in natura ao adquirente. Esta modalidade permite mais agilidade na operação, uma vez que o arroz destinado à ajuda humanitária já chega pronto para doação.
O prazo para a entrega do produto no porto de Rio Grande é dia 15 de dezembro. A ação é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o envio do arroz beneficiado para a Palestina será de responsabilidade do Programa Mundial de Alimentos (WFP/PMA).
Esta ação da Conab é autorizada pela Lei 12.429, de 20 de agosto de 2011. Ela permite que o governo federal doe estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional, desde que o abastecimento interno não seja afetado.
0 comentário
Ibrafe: Feijão-carioca segue indicando melhora
Agricultores indianos mudam de colza para outras culturas à medida que as temperaturas sobem
Feijão/Cepea: Clima favorece colheita
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil