Na Veja: Lula culpa Dilma por operação da PF que investiga seu filho
A já desgastada relação da presidente Dilma Rousseff com seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, ficou ainda pior nesta segunda-feira: em conversas com aliados, Lula não escondeu a mágoa com sua criatura, e responsabilizou a sucessora pela operação de busca e apreensão feita pela Polícia Federal na empresa LFT Marketing Esportivo, pertencente a Luís Cláudio, seu filho mais novo. O ex-presidente completa nesta terça-feira 70 anos, mas o clima não é de comemoração. Em conversa com pelo menos três amigos na segunda, em momentos distintos, Lula se queixou de Dilma e disse que a situação "passou dos limites", segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
Para o ex-presidente, Dilma só ouve o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo - que, na sua avaliação, quer apenas "aparecer" -, e não entende que, em nome do combate à corrupção, pode destruir o projeto político do PT.
Em São Paulo, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, tentou ontem pôr panos quentes na crise e acalmar Lula. Não conseguiu. "O governo não tem qualquer interferência nas investigações. Agora, nem a Operação Lava Jato nem a Zelotes podem ser a agenda do país", disse Wagner. "Precisamos virar essa página."
Leia a notícia na íntegra no site da Veja com informações do Estadão Conteúdo
No G1: Em vídeo no Facebook, Dilma parabeniza Lula pelos 70 anos
A presidente Dilma Rousseff gravou um vídeo em que parabeniza o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo aniversário. Nesta terça-feira (27), Lula completa 70 anos. Além de Dilma, outros políticos e artistas, como Chico Buarque, também enviaram vídeos em homenagem ao ex-presidente, que foram publicados na página de Lula no Facebook.
Na mensagem, Dilma disse que tem orgulho de caminhar sempre "lado a lado" do ex-presidente.
"Nós, brasileiros reconhecemos seu papel para o país. Ao longo desses anos, aprendi muito com nossa convivência e sou muito grata por isso. Nessa festa dos seus 70 anos, estendo um forte e fraterno abraço, com a satisfação e orgulho de caminharmos sempre lado a lado na missão de transformar em realidade o Brasil com que sempre sonhamos", disse Dilma.
Leia a notícia na íntegra no site do G1.
Na Folha: Em meio a turbulência, Dilma diz que caminha 'lado a lado' com Lula
Em meio a um estremecimento na relação entre os dois petistas, o Instituto Lula divulgou nesta terça (27) mensagem da presidente Dilma Rousseff (PT) na qual ela parabeniza seu antecessor no Palácio do Planalto pelo seu aniversário de 70 anos.
Em vídeo publicado em uma rede social, a presidente diz ter orgulho de caminhar sempre "lado a lado" do expresidente Luiz Inácio Lula da Silva e ressalta que, ao longo dos anos, aprendeu muito com a convivência entre ambos.
Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo.
Na Coluna Painel, da Folha: Ação da Polícia Federal pode mudar relação entre Dilma e Lula
Divisor de águas Apesar da indignação em alta no Instituto Lula, o ex-presidente da República deu sinais de que se cansou de defender no Palácio do Planalto a demissão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O indicativo mostra que a ação da PF na empresa de um de seus filhos adiciona um ingrediente emocional até hoje ausente nas críticas do petista à gestão da sucessora. Aliados avaliam que a Operação Zelotes tem tudo para se tornar um marco na relação entre criador e criatura.
Avesso Integrantes do governo afirmam que, ao atingir o filho, a polícia “simbolicamente entrou na casa de Lula”. Segundo essa análise, os investigadores da Lava Jato perderiam o “constrangimento” de avançar sobre outros familiares do ex-presidente.
Eu não No depoimento que prestou à PF, o ex-ministro Gilberto Carvalho disse que o lobista Mauro Marcondes pediu sua ajuda para prorrogar a medida provisória que beneficiava o setor automobilístico. Aos delegados, Carvalho disse que não levou o pleito adiante.
Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo
0 comentário
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano