Ações chinesas ficam estáveis após realização de lucros reverter ganhos com dados do PIB
XANGAI (Reuters) - As ações chinesas terminaram praticamente estáveis nesta segunda-feira com a realização de lucros revertendo os ganhos de mais cedo devido aos dados do crescimento do terceiro trimestre, que mostraram desaceleração econômica gradual mas sem sinais de um pouso forçado.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen terminou estável, ficando em 3.534 pontos. O índice de Xangai caiu 0,11 por cento, para 3.387 pontos.
No terceiro trimestre o crescimento da China desacelerou para 6,9 por cento, um pouco melhor do que o esperado mas ainda o ritmo mais fraco desde a crise financeira global, reforçando as visões de que as autoridades do país vão adotar mais medidas de estímulo.
Nenhum pânico foi visto entre os investidores chineses já que a desaceleração havia sido precificada há tempos, disseram analistas.
Operadores disseram que a realização de lucros desta segunda-feira foi natural após os principais índices saltarem quase 6 por cento na semana passada, em meio a sinais de que alguns investidores voltaram ao mercado após a queda brusca de 40 por cento.
(Por Samuel Shen e Pete Sweeney)
Ações asiáticas permanecem perto de máxima de 2 meses com dados da China
Por Saikat Chatterjee
HONG KONG (Reuters) - As ações asiáticas permaneceram perto das máximas de dois meses nesta segunda-feira com novos dados da China mostrando que a economia está desacelerando mas ainda assim conseguindo tranquilizar os investidores de que ela não corre o risco de um pouso forçado.
Às 7h58 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,26 por cento, movendo-se em um pequeno intervalo nesta segunda-feira na sequência dos dados chineses. O índice caminhava na direção de sua melhor performance mensal desde fevereiro de 2012.
Embora os dados do crescimento chinês no terceiro trimestre tenham sido os mais fracos desde a crise financeira global, ainda foram melhores do que o mercado esperava, indicando que as medidas de estímulo recentes estão surtindo efeito.
"Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) são melhores do que o esperado. Isso pode significar que os estímulos anteriormente anunciados, como investimentos em infraestrutura, estão começando a funcionar", disse o estrategista da Kaiyuan Securities Yang Hai. "O mercado está se tornando otimista, contra um pano de fundo de ampla liquidez."
Ampliando o otimismo estavam as crescentes apostas de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, vai adiar sua primeira elevação da taxa de juros desde 2006 para o próximo ano, encorajando investidores a buscarem barganhas entre as ações asiáticas.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,88 por cento, a 18.131 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,04 por cento, a 23.075 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,11 por cento, a 3.387 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, permaneceu estável a 3.534 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI ficou estável a 2.030 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,31 por cento, a 8.631 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,20 por cento, a 3.024 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,03 por cento, a 5.269 pontos.
(Reportagem adicional por Hideyuki Sano em Tóquio e Samuel Shen e Pete Sweeney em Xangai)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta com apoio de Vale após sessão sem direção única
Dólar cai abaixo de R$6,05 com inflação ao produtor moderada nos EUA
Inflação na Argentina sobe para 2,7% em dezembro e termina 2024 em 118%
Nota de pesar pelo falecimento do ex-senador Benedito de Lira
Ações europeias ficam quase estáveis em meio a alta de rendimentos e ameaças de tarifas
Wall St sobe após dados moderados de preços ao produtor nos EUA