Safra coloca fim ao movimento de alta no preço do leite ao produtor
O preço do leite ao produtor caiu 0,9% no pagamento de setembro, referente à produção de agosto, pondo fim ao movimento de alta que perdurou nos últimos seis meses.
Considerando a média nacional, o produtor recebeu R$0,969 por litro, segundo levantamento da Scot Consultoria.
Em valores reais, corrigidos pelo IGP-DI, a queda é de 9,4% este ano, em relação ao mesmo período de 2014.
A produção de leite aumentou nas principais bacias leiteiras do Sudeste e Centro-Oeste. Na região Sul, o volume captado também foi maior em agosto e setembro. A demanda por lácteos segue patinando em 2015, em função do cenário econômico do país, o que colabora com o cenário de pressão de baixa. Os produtos mais afetados são aqueles de maior valor agregado.
Segundo o Índice Scot Consultoria para a Captação de Leite, em agosto, a produção, considerando a média nacional, aumentou 2,1%, frente a julho.
Para o pagamento de outubro (produção de setembro), 53% dos laticínios pesquisados no país acreditam em queda de preços, 30% em manutenção e os 17% restantes falam em alta nas cotações (basicamente Nordeste).
Para o pagamento de novembro (produção de outubro) a pressão de baixa ganha força no Brasil Central e região Sudeste, mas a intensidade das quedas dependerá da retomada das chuvas e recuperação das pastagens.
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios