Presidentes de BCs pedem aos EUA definição sobre juros
O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) tem levado autoridades de mercados emergentes a enfrentar crises repetitivas de volatilidade em suas moedas e de fluxos de capital, bem como a se preocuparem com as dívidas de seus países. Alguns formuladores de políticas, diante dessa incerteza, entregaram uma mensagem aos americanos, enquanto autoridades estavam reunidas na capital peruana para o encontro anual do Fundo Monetário Internacional (FMI): "Por favor, parem com a indecisão".
"Adiar o aumento não vai resolver a situação", disse Sukhdave Singh, vice-presidente do Banco Negara Malaysia. "Se o problema é que os mercados emergentes assumiram muitas dívidas, haverá um dia de ajuste de contas. Atrasar a alta da taxa de juros não necessariamente resolve esse problema."
Os receios do Fed consumiram economias emergentes nos últimos dois anos, depois de um período de estímulo monetário sem precedentes. Mas muitas autoridades na reunião do FMI, que terminou ontem (11), disseram que preferem a certeza agora à agonia da espera. Autoridades do Fed, após anos de apelos para adiar a elevação da taxa, dizem que estão agindo com cautela.
Leia a reportagem completa no site da revista Época
1 comentário
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG
As economias emergentes em vez de ficarem atras de FED..deveriam tomar decisões em suas economias que resolvam os seus problemas em vez de jogarem a culpa nos outros ou esperarem que o FED resolva..ora o FED busca resolver o problema dos americanos...no Brasil estamos nos espelhando na forma cubana..aregentina...boliviana..e venezuelana de resolver...sabe onde vamos ...pro burraco...ainda bem que o homi do mogno de jaboticabal SP vai resolver...