Ações chinesas sobem nesta 6ª feira com cautela do Fed sobre juros
XANGAI (Reuters) - As ações chinesas subiram nesta sexta-feira em linha com os mercados globais mais fortes e em meio às expectativas de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, irá esperar mais tempo para elevar a taxa de juros.
Os principais índices chineses ampliaram os ganhos de 3 por cento de quinta-feira em uma semana encurtada por uma série de feriados.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 1,32 por cento, para 3.340 pontos. O índice de Xangai avançou 1,28 por cento, para 3.183 pontos.
Analistas disseram que os investidores estão reduzindo suas apostas de que o Fed vai elevar a taxa de juros ainda neste ano, enquanto as expectativas de mais estímulos do governo chinês para apoiar a economia do país têm, também, ajudado a acalmar os mercados.
Os dados econômicos de setembro que serão divulgados nas duas próximas semanas devem mostrar, provavelmente, uma nova perda de ímpeto, mas gradual, sem sinais de uma queda brusca na atividade.
(Por Redação Xangai)
Ações asiáticas sobem com Fed indicando paciência para subir juros nos EUA
Por Lisa Twaronite
TÓQUIO (Reuters) - As ações asiáticas subiram nesta sexta-feira, impulsionadas pelo salto nos preços do petróleo e pelos ganhos de Wall Street após a ata da última reunião do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, ter sufocado ainda mais as expectativas de uma elevação iminente da taxa de juros.
Às 7h53 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,83 por cento, a 425,9 pontos, a caminho de um robusto ganho semanal de 6,8 por cento.
A ata do Fed revelou a extensão das preocupações das autoridades do banco central de que uma desaceleração econômica global pode ameaçar a perspectiva econômica dos EUA. Embora elas tenham dito que as turbulências internacionais não "alteraram de forma material" as perspectivas econômicas, eles optaram por manter a taxa de juros no mês passado.
"A especulação sobre uma alta iminente dos juros norte-americanos foi um risco com o qual os investidores estiveram lidando por muito tempo. Como tais preocupações estão diminuindo agora, os investidores estão dispostos a assumir riscos", disse o estrategista-chefe do Tokai Tokyo Research Center, Hiroyuki Nakai.
Os principais índices chineses ampliaram os ganhos de 3 por cento de quinta-feira. O índice de blue chips CSI300 teve alta de 1,32, enquanto o índice de Xangai subiu 1,28 por cento.
Já os preços do petróleo ampliavam os ganhos após o grupo de energia PIRA, entidade que faz prognósticos observados atentamente, prever que os preços do petróleo vão subir para 70 dólares o barril até o final de 2016.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,64 por cento, a 18.438 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,46 por cento, a 22.458 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,28 por cento, a 3.183 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,32 por cento, a 3.340 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI não teve operações.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX não abriu para negócios.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,75 por cento, a 2.998 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,33 por cento, a 5.279 pontos.
(Reportagem adicional por Ayai Tomisawa em Tóquio e Samuel Shen e Kazunori Takada em Xangai)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta com apoio de Vale após sessão sem direção única
Dólar cai abaixo de R$6,05 com inflação ao produtor moderada nos EUA
Inflação na Argentina sobe para 2,7% em dezembro e termina 2024 em 118%
Nota de pesar pelo falecimento do ex-senador Benedito de Lira
Ações europeias ficam quase estáveis em meio a alta de rendimentos e ameaças de tarifas
Wall St sobe após dados moderados de preços ao produtor nos EUA