Brasil cai e é nona maior economia global, prevê FMI
Com a recessão e a valorização do dólar, o Brasil vai terminar o ano como a nona maior economia mundial, prevê o FMI (Fundo Monetário Internacional).
O país, que tinha o sétimo maior PIB global no ano passado, não apenas será ultrapassado pela Índia, como o próprio Fundo previa em suas projeções de abril, como também ficará atrás da Itália.
A última vez que o Brasil não ficou entre as oito maiores economias mundiais foi em 2007. Naquele ano, o país tinha o décimo PIB global, mas a crise americana veio logo a seguir, arrastando a economia europeia e derrubando os PIBs de Espanha e Itália, que antes estavam à frente do brasileiro.
Pelos cálculos do FMI, o PIB brasileiro será de US$ 1,8 trilhão neste ano, o menor, em valores correntes, desde 2009. No ano passado, ele ficou em US$ 2,3 trilhões.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo
1 comentário
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
Luiz Antonio Lorenzoni Campo Novo do Parecis - MT
Há controvérsias. O FMI está muito bonzinho e a "falha de São Paulo" como sempre procurando dourar a pílula para o governo, uma vez que em seu "gráfico" o Brasil aparece em oitavo com 1,9 trilhões de dólares, enquanto o FMI estima em 1,8 trilhões de dólares. Oras, não precisamos ser economista para fazer essa conta. Se o PIB brasileiro do ano passado foi de 5,5 trilhões de reais, as previsões do próprio FMI são de recessão de 3% para este ano e câmbio a 4,0 reais, o PIB do Brasil em 2015 deverá ficar abaixo de 1,5 trilhões de dólares. Minha "previsão" - Em 2016 deveremos ser a 11ª economia global.
o seu raciocinio valia 30 anos atras ;; hoje e' pelo padrao de compras.
O mesmo carro pode custar 16000 $ na Europa ou 26000 $ no Brasil mas para efeito do calculo da riqueza e' sempre o mesmo carro.