Após atrasar pagamento, Brasil perde direito de voto por um ano na OIC
Após pagar com atraso parte da anuidade de R$ 2,3 milhões que devia à Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil está suspenso por um ano de votar em comitês da instituição, podendo participar das discussões apenas como observador. A decisão ainda não é oficial, mas deve ser publicada pela entidade nos próximos dias.
Desde o início da semana passada, os representantes do Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, já participavam dos painéis na segunda reunião da entidade em Milão, na Itália, na condição de observador. O pagamento de parte da dívida só foi realizado na última quinta-feira (1º).
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o Brasil atrasa pagamentos com a OIC. Em 2012, o País também quitou a anuidade de forma parcelada. Segundo informações do jornal Valor Econômico, a ministra da Agricultura, Katia Abreu, não se pronunciou sobre a decisão da OIC.
Veja abaixo o vídeo do Deputado Evair de Melo (PV-ES), que participou da segunda reunião da OIC em Milão, na Itália, e explica a situação.
3 comentários
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)
Celso de Almeida Gaudencio Londrina - PR
Kadê a Kátia???
"Ela" deve estar colhendo os frutos da sua viagem para a Russia. Lembram que ela disse (vejam a lógica de um mentecapto): Por meio do microblog, a ministra afirmou que também tenta emplacar com o governo russo um pre-listing de indústrias que poderão exportar lácteos e carnes bovina, suína e de aves a partir de uma autorização prévia. A medida permite que os embarques ocorram mesmo sem inspeção. "Faremos reuniões com importadores de carnes do Brasil. Será oferecido um churrasco a eles por nossas entidades. A melhor carne do mundo", disse a ministra.... ACREDITA QUEM QUER !!! ... ISSSSSOOO NÃO VAI PRESTAR !!!
Paulo Umberto Henn Jaboticabal - SP
Isso é palhaçada!!!... o café representa um valor expressivo em nossas exportações e não vamos ter voto???. Dai o que acontece??? vai o lobby da Colombia, África do Sul, Asia e toma conta da OIC, enquanto que o maior exportador e produtor fica só olhando???... Cadê a nossa Ministra da Agricultura??!! está lá só de enfeite, para dar apoio politico para a Dilma, sem brigar por juros menores para o setor, dinheiro para a produção??!!. só para enfeite??!!!...
Caro Paulo Roberto de Jaboticabal...voce est´s corretíssimo...quem sabe um conterrâneo seu aí de Jaboticabal resolve o problema...falo de um dono de viveiro e produtor de mogno...este afirma que o governo federal está uma maravilha...
Como vai Delzair
Como vai Dalzir, acredito que conheço é um professor aposentado que resolveu produzir mu
Thyers Adami Junior Santa Rita do Sapucai - MG
e aí ???? ninguem vai ser punido ??? só o coitado do produtor "paga o pato". Lamentávelll
Olhe como a bancada ruralista......APROSOJA.....sindicatos de produtores são respeitados e atantes......hoje vi o presidente da tal aprosoja na festa de plantio no Tocantins...deve ter ido ver as terras do Dejandir Dalpasqualle.....político catarinense que estava envolvido naquele rolo de terras no Tocantins....aquele rolo da Katia Abreu....
O GOVERNO PETISTA "APODRECEU" O BRASIL E, AGORA O ESTÁ ENTREGANDO ÀS MOSCAS !!! O PRÓXIMO PASSO, VAMOS NOS TRANSFORMAR EM "PASTO DE LARVAS" !!!