Produto protetor na soja pode reverter a seleção de fungos resistentes com ação multissítio. Uso em milho e algodão também tem bons resultados
Entre os problemas que afetam a produção de soja no Brasil, a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi tem causado enormes danos econômicos.
Atualmente o fungo causador da ferrugem asiática apresenta resistência parcial aos triazóis e as estrobilurinas (principais princípios ativos utilizados no Brasil), causando redução na eficácia do controle.
A resistência está relacionada a uma série de fatores, entre elas a utilização em larga escala de fungicidas curativos que possuem ação em um sítio especifico do fungo, podendo gerar a resistência através de processo de reprodução do patógeno.
"Essa especificidade é extremamente perigosa porque gera resistência, e perda de eficácia do produto", explica o professor doutor de Fitopatologia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Daniel Cassetari Neto.
Uma alternativa para combater a resistência é a utilização de fungicidas protetores, que são aplicados em associação a produtos sistêmicos. O Unizeb Gold da UPL é indicado para lavouras de soja, milho e algodão, no combate a fungos que criaram resistência a controle de doenças no campo em decorrência do uso indiscriminado de fungicidas sistêmicos, sem alternância de princípios ativos.
Os testes mostram um melhora de até 70% na eficiência de outros produtos e um aumento de produtividade nas culturas. No entanto, é importante ressaltar que o fungicida protetor deve ser aplicado no inicio do ciclo, "para impedir que o fungo entre na planta", explica Neto.
A ação dos fungicidas protetores na cultura do milho está voltada ao combate de doenças como a mancha branca. Já no caso do algodão o controle é realizado sobre a ramulária, duas doenças foliares que apresentam boa resposta com a utilização do fungicida multissítios.
0 comentário
Soja/Cepea: Cotações internas e externas recuam
Soja sobe em Chicago nesta manhã de 2ª feira, acompanhando bons ganhos do farelo e do óleo
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu