Para mercado, nem pacote fiscal evitará degradação financeira
"A 'ineptocracia' atuou mega bem hoje no mercado". Ineptos são governo e Congresso. Mas, um alto executivo, com passagem pelo governo, "tira o chapéu" para o modo como Banco Central e Tesouro apagaram ontem o incêndio do dólar e a explosão das taxas de juros.
No entanto, muita gente graúda, gestores de dinheiro grosso também com experiência de governo, dizia que a equipe econômica apenas atenuou um sintoma agudo de uma crise "catastrófica".
Os mais pessimistas, quase todos, acreditam que nem mesmo a difícil aprovação do pacote fiscal do governo terá o efeito de evitar a degradação financeira, desvalorizações extras do real e altas de juros no mercado, embora possa atenuar o pânico no curto prazo.
Se por mais não fosse, a aprovação do pacote, metade dele dinheiro da CPMF, vai demorar e ficará sujeita ao turbilhão político, argumentam.
Mais importante, o pacote é "pífio" porque incapaz de dar segurança mínima de que a dívida pública não vai continuar a crescer sem limite, o fator "primordial" da jornada nas estrelas de dólar e juros.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário
Membro do BC da China alerta sobre riscos de investimentos em títulos em meio à queda dos rendimentos
Trump diz que se reunirá "muito rapidamente" com Putin
Vice-presidente do BC do Japão sinaliza chance de aumento de juros na próxima semana
Ações da China têm, maior salto em mais de dois meses após Pequim intensificar apoio
Conversas sobre guerra em Gaza estão perto de acordo, diz Casa Branca
Ações europeias caem para menor nível em uma semana em meio a especulações sobre cortes de juros do Fed