Frango Vivo: Depois de altas no Paraná, cotações ficam estáveis nesta 5ª feira
Os preços fecharam o dia estáveis para o frango vivo, nesta quinta-feira (24). No último fechamento, algumas praças do Paraná apresentaram valorização das cotações, seguindo a tendência altista para o setor. Apesar de serem registradas novas altas de preços, o mercado começou a perder força nesta segunda quinzena do mês, quando o consumo pela proteína diminui.
Greve
Já dura uma semana a greve dos fiscais agropecuários, impedindo o embarque de milhares de mercadorias, com exceção de itens essências de saúde pública e a sanidade animal e vegetal. Com isso, contêineres de soja, milho, algodão e proteína animal estão impedidos de embarcar.
Segundo levantamento realizado pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), cerca de 25 mil toneladas de carnes de aves e suínos estão parados em portos e armazéns de exportadoras. “Infelizmente, o setor de proteína animal, que vinha registrando crescimento em plena crise econômica nacional, está sendo afetado e pode perder uma valiosa oportunidade de trazer ainda mais divisas, em um momento delicado para o país", disse o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, em nota.”
» Greve de fiscais prejudica produção e exportação de aves e suínos, diz associação
Números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apontam que até a terceira semana de setembro, foram exportados 203,6 mil toneladas, com média diária 15,7 toneladas. Os números ainda estão aquém daqueles observados em agosto, com queda de 4,6%, porém representam alta de 4% em comparação com a média de setembro de 2014. Já em receita, os embarques somam US$ 313,8 milhões, com média de US$ 24,1 milhões.
Estimativas da Haitong Securities apontam que o mês devem encerrar com 305,4 mil toneladas, uma queda de 11,5% em relação aos resultados obtidos em agosto. Também é inferior em 7,9% aos embarques de setembro de 2014, quando totalizou 331,4 mil toneladas.
» Acesse as cotações na íntegra para o frango vivo
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina