Frango: importações russas recuam cerca de 70% em cinco anos
Em agosto de 2014, há exatamente um ano, a Rússia decretou embargo total à carne de frango dos EUA – uma retaliação de caráter essencialmente político e anterior ao surgimento da Influenza Aviária em território norte-americano. A partir do mês seguinte, setembro, os embarques caíram a “zero” e têm-se mantido assim há, também exatos, 12 meses.
Contava-se, então, que os importadores russos recorressem ao Brasil para suprir, senão totalmente, a lacuna aberta por quem vinha sendo, até então, seu principal fornecedor. E, de fato, no ano passado as exportações brasileiras de carne de frango para a Rússia (dados do Departamento de Agricultura dos EUA – USDA) mais do que dobraram, passando de perto de 50 mil toneladas para quase 120 mil toneladas (143% de aumento).
Em 2015, no entanto, essa performance não vem se mantendo e, ao contrário, a tendência que prevalece é a de redução do volume exportado do Brasil para a Rússia – pelo menos do ponto de vista do USDA. Assim, projetado o volume acumulado nos cinco primeiros meses de 2015 para a totalidade do ano, a demanda russa atendida pela carne de frango brasileira corresponderá, aproximadamente, à metade do que foi registrado em 2014.
Leia a notícia na íntegra no AviSite
0 comentário
Habilitação de plantas frigoríficas para exportação de carne suína e de aves ao Peru
Suíno/Cepea: Queda do vivo e alta dos insumos reduzem poder de compra do suinocultor
Preço da carcaça suína especial tem queda de 0,44% em São Paulo
Cotação do frango registra leve queda de 0,38% no atacado paulista nesta 4ª feira
Disputa de preço pelo suíno abatido entre SP e outros Estados faz preço baixar na praça paulista
ABPA celebra habilitação de novas plantas de carne suína para o mercado do Peru