Demanda por café instantâneo impulsiona exportações da Índia
As exportações de café da Índia, para esse ano, registraram um crescimento marginal pela primeira vez, devido ao aumento nos envios de robusta e de café instantâneo.
De acordo com números provisórios, as permissões totais de exportação emitidas peloCoffee Board da Índia, órgão estatal, excederam os níveis do ano anterior pela primeira vez e foram de 215,9 mil toneladas para o período de 1 de janeiro a 19 de agosto contra 215,1 mil toneladas no mesmo período do ano anterior.
Entretanto, as exportações de grãos verdes de café continuam acompanhando os níveis do ano anterior, em grande parte devido à queda de 33% nos envios de arábica, apesar de as vendas de robusta terem registrado um crescimento de 21%.
Além disso, as exportações de café solúvel medidas em equivalentes em grãos verdes ficaram em 60.842 toneladas, incluindo as reexportações, que cresceram em 18% para o período.
“Nós esperamos que os envios mantenham um pequeno crescimento para o resto do ano”, disse o presidente da Associação de Exportadores de Café, Ramesh Rajah. “O café mantido pelos produtores que anteciparam melhores preços, viria ao mercado nos próximos meses antes da chegada da nova colheita”.
Rajah atribuiu essa tendência nos envios de café verde à menor produção de arábica. Além disso, os exportadores indianos estão enfrentando um desafio pela desvalorização das moedas de importantes nações produtoras de café – Brasil e Vietnã, que tornaram suas exportações competitivas.
O Real brasileiro e o Dong vietnamita enfraqueceram em cerca de 15% com relação ao dólar no ano passado, enquanto a Rúpia indiana caiu em mais de 8%.
A colheita de arábica nesse ano deverá ser avançada em duas semanas para setembro, à medida que as chuvas iniciais impulsionaram as previsões para o café.
O Coffee Board, em suas estimativas iniciais, previu que o tamanho da colheita de 2015/2016, ano safra que começa em outubro, será de 355 mil toneladas – um crescimento de 8,75% com relação as 327 mil toneladas do ano anterior. O tamanho da colheita de arábica deverá ser de 110 mil toneladas, 12,55% a mais que a estimativa final de 2014-15, de 97.700 toneladas. A colheita de robusta deverá expandir-se para 245 mil toneladas, 7% a mais que no ano anterior.
Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint.
0 comentário
Alta do café conilon impulsiona novo recorde histórico das exportações do agro capixaba
Mudança da ICE sobre plano para contratos futuros do café faz preços fecharem a 3ª feira (19) em baixa
Acordo do Brasil com chinesa Luckin deve envolver 4 mi sacas de café, diz Viana, da Apex
Emater-MG recebe grupo da Plataforma Global do Café para debater sobre os indicadores da cafeicultura regenerativa
Cooxupé está entre os lugares incríveis para trabalhar 2024
Mercado cafeeiro passa a trabalhar com preços mistos no início da tarde desta 3ª feira (19)