FMI prevê queda de 1,5% da economia brasileira em 2015
O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de encolhimento da economia do Brasil em 2015. Segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (9), a previsão passou para contração de 1,5%, uma piora em relação à estimativa anterior, de redução de 1%. Para 2016, a expectativa ainda é de crescimento, porém a previsão de expansão diminuiu de 1% para 0,7%.
O Fundo vem reduzindo as expectativas para o crescimento da economia brasileira para 2015 consecutivamente. No relatório de janeiro, a previsão era de crescimento de 0,3% para 2015 e de 1,5% para 2016. Em outubro de 2014, a previsão para 2015 era de crescimento de 1,4%. Em julho de 2014, de crescimento de 2%. Em abril de 2014, de 2,7%.
Crescimento mundial e outros países
A previsão de expansão da economia mundial também diminuiu. O FMI prevê crescimento de 3,3% em 2015, uma queda em relação à previsão de 3,5% do relatório de abril.
Segundo o FMI, o crescimento da economia dos países emergentes e em desenvolvimento deve desacelerar em 2015, passando de expansão de 4,6% em 2014 para 4,2% em 2015. O fundo justifica a previsão apontando que os países desse grupo devem sofrer o impacto da queda dos preços das commodities, especialmente os exportadores do petróleo – caso do Brasil.
No mesmo grupo de países, outra previsão de queda do PIB em 2015 do FMI é a da Rússia. O fundo estima contração de 3,4% da economia russa – número que representa melhora em relação à previsão anterior, de recuo de 3,8%.
Leia a notícia na íntegra no site G1.
1 comentário
Argentina anuncia fim de impostos sobre produtos comprados no exterior
Argentina registra o décimo mês consecutivo de superávit primário em outubro
Montadoras de veículos elétricos e fabricantes de baterias pedem que Trump não acabe com incentivos
Dados sólidos dos EUA continuam a remodelar visões do Fed sobre ritmo e extensão de cortes de juros
Trump escolhe Steven Cheung como diretor de Comunicações da Casa Branca
Rússia restringe exportações de urânio enriquecido para os EUA
maria costa Campinas - SP
O FMI TRABALHA PARA DERRUBAR OS BRICS... E'O PRINCIPAL DESTRUTOR DE ECONOMIAS DE PAISES EM DESENVOLVIMENTO! O FMI TRABALHA PARA OS EEUU!!!
O FMI empresta a juros mais baixos mas faz algumas exigencias..afinal se um país está endividado BEM ADMINISTRADO NÃO FOI!!!!te faço uma pergunta...quem emprestou a Grécia vai ter abonar parte da dívida!!!! se voce tivesse emprestado do seu bolso voce abonaria!!!! o banco dos Brics deve emprestar mas provavelmente o juro deve ser mais alto que o FMI...
SENHOR DALZIR: ESTA É A PIADA DO ANO !!! Alguém já ouviu que os pedintes de esmolas se reuniram para fazer uma "vaquinha" para atender os mais necessitados!! Sesse mundo redondo as piadas são feitas para "ROLARMOS DE RIR"!!!
Maria Costa, o BRICs foi a melhor coisa qu este desgoverno fez...Fortalece os paticipantes, mas dai, socorrer o outro lado, a mando do FMI, desvaloriza muito a entidade, tranformando-a sei lá...em Filial, ou coisa parecida...