Na Veja: Grécia precisará de mais € 50 bilhões até 2018, diz FMI
O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que a Grécia precisará de pelo menos 50 bilhões de euros até 2018 para conseguir fechar suas contas. Em relatório, divulgado nesta quinta-feira, a entidade ressalta que mesmo que o país aprove o plano dos credores, que será submetido a referendo no próximo domingo, Atenas terá uma necessidade de um reforço financeiro adicional nos próximos três anos. Do total estimado, 36 bilhões de euros seriam financiados com recursos europeus. Na última terça-feira, a Grécia deu um calote de 1,6 bilhão de euros na entidade.
O FMI também reduziu as previsões de crescimento econômico para a Grécia este ano de 2,5% para 0% e piorou suas perspectivas sobre a dívida. Anteriormente, o fundo previa uma tendência de recuperação dos atuais 175% do Produto Interno Bruto (PIB) para 128% em 2020, e que agora vê 150%.
No documento, o fundo classifica a dívida da Grécia como "insustentável" e assegura que a situação piorou desde a chegada ao governo do esquerdista Alexis Tsipras, porque os objetivos fiscais foram alterados, e a aplicação de reformas estruturais, adiada. "Mudanças muito significativas nas políticas e na perspectiva desde o início do ano provocaram uma alta substancial das necessidades de financiamento", acrescentou.
Leia a notícia na íntegra no site Veja.com
0 comentário
Galípolo diz em carta que BC tem tomado providências para que inflação atinja a meta
Ibovespa fecha em queda com forte declínio de índices em NY
Dólar sobe quase 1% após dados de emprego nos EUA e termina semana acima de R$6,10
Taxas de juros longas sobem no Brasil após dados fortes do mercado de trabalho dos EUA
Governo brasileiro autoriza Bolt a importar energia da Venezuela; teste começa este mês
Ações europeias caem conforme salto de empregos nos EUA alimenta temores de inflação