PMIs de indústria e serviços da China alimentam esperanças de equilíbrio da economia
Por Kevin Yao
PEQUIM (Reuters) - A atividade do setor industrial da China cresceu levemente em junho embora não tanto quanto o esperado, enquanto o crescimento no setor de serviços acelerou, mostraram pesquisas oficiais, oferecendo alguns sinais de que a economia do país pode estar lentamente se equilibrando após uma série de medidas.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial permaneceu em 50,2 em junho, inalterado ante a leitura do mês anterior, informou a Agência Nacional de Estatísticas. Analistas consultados pela Reuters esperavam 50,3.
O subíndice de novas encomendas --medida para a demanda interna e externa-- caiu a 50,1 em junho ante 50,6 em maio. As encomendas de novas exportações foram a 48,2 ante 48,9 em maio, indicando contração na demanda externa pelo nono mês seguido.
O PMI do HSBC/Markit, também divulgado nesta quarta-feira, mostrou que a atividade contraiu pelo quarto mês seguido em junho, mas a um ritmo mais lento que em maio, ao chegar a 49,4 ante 49,6 em junho. A pesquisa oficial foca em empresas estatais maiores, enquanto a privada se volta para as pequenas e médias.
Por sua vez, o PMI oficial de serviços avançou para 53,8 ante 53,2 em maio, sugerindo que o crescimento no setor acelerou ligeiramente em junho, compensando parte do peso sobre a economia proveniente das indústrias.
0 comentário
Galípolo diz em carta que BC tem tomado providências para que inflação atinja a meta
Ibovespa fecha em queda com forte declínio de índices em NY
Dólar sobe quase 1% após dados de emprego nos EUA e termina semana acima de R$6,10
Taxas de juros longas sobem no Brasil após dados fortes do mercado de trabalho dos EUA
Governo brasileiro autoriza Bolt a importar energia da Venezuela; teste começa este mês
Ações europeias caem conforme salto de empregos nos EUA alimenta temores de inflação