Em Erechim (RS), produtores finalizam plantio de trigo e chuvas ainda não preocupam
Os produtores rurais caminham para a finalização do plantio do trigo em Erechim (RS). Até o momento, as chuvas observadas no estado não representam um risco às lavouras. Em contrapartida, as previsões climáticas alongadas apontam para mais precipitações durante a primavera, o que poderia resultar em perdas nas lavouras.
Nesta temporada, a área cultivada com o grão registra uma queda de 25% na localidade, principalmente em decorrência do recuo nos preços. “E se as cotações continuarem nesses patamares, iremos comercializar o trigo no próximo ano com valores baixos. Gastamos bastante para plantar, mas se não for compensador, os produtores irão reduzir a área semeada”, destaca o presidente do Sindicato Rural do município, João Picolli.
Além disso, as perdas registradas na safra passada devido ao clima também pesaram na decisão dos produtores rurais. A produtividade média das plantações ficou entre 25 a 30 sacas do grão por hectare. Paralelamente, a saca do trigo é cotada entre R$ 28,00 a R$ 32,00 na região.
“Não temos uma política para o setor e a produção é menor do que o consumo. Com isso, deveríamos ter um preço melhor, o que não acontece. Consequentemente, vemos os produtores investindo em outras culturas, como é o caso da aveia”, afirma Picolli.
Safra de verão
Os custos de produção já estão 30% mais altos na região, especialmente os defensivos, adubos e fungicidas em decorrência da valorização do dólar. Em relação à área semeada, a maior parte ficará com a soja e mais uma vez, o milho perderá espaço para a oleaginosa.
0 comentário

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste

Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz

Expansão do sorgo no Brasil ainda esbarra na resistência ao plantio por parte do produtor