O Globo: Ajuste fiscal não é responsável pela queda no PIB, afirma Levy
BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, negou que o ajuste fiscal seja responsável pelo fraco desempenho da economia em 2015. Segundo ele, não houve um corte tão significativo nas despesas públicas e nem uma alta tão forte nos impostos.
— Não vou fazer aqui nenhum mistério. A economia tem desacelerado. Essa é uma desaceleração que não é, ainda, realmente devido ao ajuste. A redução das despesas públicas não foi tão significativa. Estamos apenas sendo mais comedidos do que se foi em determinado momento. Também não tem havido aumento de impostos significativos. Não é por causa disso — disse Levy.
O ministro disse ainda que o governo tem que fazer escolhas na hora de gastar e, por isso, é preciso buscar instrumentos que possam medir a qualidade das despesas públicas. Citando o poema de Cecília Meireles, “Ou Isto, ou Aquilo”, o ministro afirmou:
— As despesas no Brasil não são poucas nem pequenas. E, cada vez, mais a gente vê a dificuldade e, às vezes, a inconveniência de se aumentar os impostos. A gente tem que escolher entre um e outro. Não sei se daquela maneira mais poética da Cecília Meireles, mas você tem que fazer essa escolha. A gente tem que conseguir mostrar que aquele gasto tem retorno.
Sobre a meta fiscal, o ministro negou que tenha tido conversas com o Congresso sobre a redução do primário de 2015. Embora o governo já tenha reconhecido em conversas internas que terá que baixar a meta e seja simpático à proposta do senador Romero Jucá (PMDB-RR) de propor mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano para baixar o esforço fiscal, Levy ironizou reportagens que têm saído sobre o assunto:
— Eu tenho sido fascinado por elas (reportagens) porque elas têm uma quantidade de informações que são completamente desconhecidas por mim, que tem me elucidado sob vários aspectos e mostrado o talento de várias amigas aqui que você não imaginava. Mas, de todo modo, são sempre construtivas e informativas para mim.
Leia a notícia na íntegra no site O Globo.
0 comentário
Argentina anuncia fim de impostos sobre produtos comprados no exterior
Argentina registra o décimo mês consecutivo de superávit primário em outubro
Montadoras de veículos elétricos e fabricantes de baterias pedem que Trump não acabe com incentivos
Dados sólidos dos EUA continuam a remodelar visões do Fed sobre ritmo e extensão de cortes de juros
Trump escolhe Steven Cheung como diretor de Comunicações da Casa Branca
Rússia restringe exportações de urânio enriquecido para os EUA