Chuvas continuam no Meio-Oeste dos EUA até o final da semana
O clima nos Estados Unidos permanece no foco dos investidores e tem influenciado o andamento das negociações na Bolsa de Chicago (CBOT). Com as chuvas recentes, a semeadura da soja nos Estados Unidos continua atrasada e até o último domingo (21) alcançou 90% da área estimada para essa temporada. Em igual período do ano passado, o cultivo do grão já estava completo em 95% da área, mesmo percentual observado na média dos últimos cinco anos.
Além disso, o índice de lavouras em boas ou excelentes condições recuou de 67% para 65%. Em contrapartida, o número de plantações em condições ruins ou muito ruins aumentou de 6% para 8%. As informações foram reportadas pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no boletim de acompanhamento de safras.
Entre os estados mais atrasados com o plantio do grão estão Missouri e Kansas, com 51% e 73% da área cultivada, respectivamente. No mesmo período do ano passado, o plantio já se aproximava dos 90% em ambos os estados. Nos últimos 7 dias, as chuvas ficaram entre 25,4 mm a 508 mm em Missouri e, entre 25,4 mm e 50,8 mm em Kansas, segundo dados do site norte-americano AGWeb.
Chuvas acumuladas nos últimos 7 dias - EUA 2015 - Fonte: AGWeb
No acumulado dos últimos 30 dias, o volume de chuvas é ainda maior e impressiona. Em Missouri, o volume ficou entre 101 mm e 304 mm em algumas localidades do estado. Em Kansas, as precipitações somaram entre 50,8 mm a 304,8 mm. O percentual é o mesmo observado no estado da Carolina do Norte, onde o cultivo da oleaginosa também segue atrasado.
Chuvas acumuladas nos últimos 30 dias - EUA 2015 - Fonte: AGWeb
Já no acumulado desde o início do ano, alguns estados como Tennessee, o volume de chuvas está entre 381 mm a 762 mm. O intervalo é o mesmo registrado nos estados vizinhos, de Missouri e Kansas. Na Carolina do Norte, as precipitações estão entre 254 mm a 762 mm acumulados em 2015.
Chuvas acumuladas no ano nos EUA - 2015 - Fonte: AGWeb
De acordo com informações do NOAA - Departamento Oficial de Clima nos Estados Unidos -, as chuvas ainda deverão continuar no cinturão produtor norte-americano. Entre os dias 28 de junho a 2 de julho de 2015, boa parte do cinturão terá entre 40% até 60% de probabilidade de chuvas, conforme imagem abaixo.
Probabilidade de chuvas no Meio-Oeste entre os dias 28 de junho e 2 de julho - Fonte: NOAA
Já a previsão entre os dias 30 de junho a 6 de julho de 2015, a probabilidade de precipitações diminui e deve ficar entre 33% a 60%. Contudo, o consultor de mercado da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, destaca que os produtores norte-americanos têm até o final dessa semana para finalizar a semeadura da soja e obter o seguro.
Probabilidade de chuvas no Meio-Oeste entre os dias 30 de junho e 6 de julho - Fonte: NOAA
"E as plantas semeadas a partir da próxima semana ficarão mais expostas ao risco de geada mais adiante. Outra situação que devemos observar é o clima entre os meses de julho e agosto. Isso porque, as previsões climáticas indicam temperaturas mais altas, o que poderia ocasionar o abortamento das flores das lavouras de soja", ressalta o consultor.
As previsões mais alongadas já começam a ser observadas pelos investidores. Ainda segundo dados da AGWeb, as temperaturas previstas para os próximos 60 dias deverão ficar acima da média. A previsão é válida entre os dias 15 de junho a 15 de agosto.
Previsão de temperaturas no Meio-Oeste dos EUA entre os meses de junho e agosto - Fonte: AGWeb
Previsão para quarta-feira (24)
Depois das chuvas terem dado uma trégua nesta terça-feira (23), tempestades estão previstas para a quarta-feira em algumas localidades do Meio-Oeste dos EUA. Conforme dados do site internacional de meteorologia, AccuWeather, as tempestades ao longo da quarta-feira serão acompanhadas de ventos fortes, granizo e até mesmo inundações.
As chuvas mais fortes deverão atingir áreas do norte e leste de Missouri, leste de Nebraska e partes da Dakota do Sul logo pela manhã. Paralelamente, as tempestades estão previstas para esticar a partir do leste de Nebraska para o norte e área central de Illinois amanhã à noite.
Tempestades previstas para o Meio-Oeste dos EUA até o final da semana - Fonte: AccuWeather
O padrão climático deverá ser mantido até o final dessa semana. Inclusive, em algumas localidades as tempestades serão fortes o suficiente para ocasionar inundações.
0 comentário
Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás