Feijão: Plantio realizado na 2ª quinzena de fevereiro no Sul de MS pode otimizar resultados; cultura pode ser boa alternativa de rotação
As praticas de saneamento no Mato Grosso do Sul, indicam que a semeadura do feijão deve ser feito nos primeiros 20 dias do mês de janeiro, no entanto, uma pesquisa realizada pela Embrapa, mostrou que o plantio do feijão se realizado na segunda quinzena de fevereiro pode trazer melhores resultados.
Segundo Ricardo Fietz, pesquisador da Embrapa, muitos produtores questionam as praticas de saneamento e acabam não seguindo a recomendação. Diante desse cenário, os pesquisadores "fizeram um trabalho simulando épocas de semeaduras, pegando uma dentro do saneamento (15 de janeiro), e três fora da recomendação (05 e 25 de fevereiro e 25 de março)”, explica.
Comparando os resultados, observou-se que o melhor momento para realizar o plantio é na segunda quinzena de fevereiro, pois "as temperaturas são mais amenas e favorecem o desenvolvimento da cultura", enquanto que no mês de janeiro as temperaturas na fase reprodutiva do feijoeiro estão muito elevadas.
Essa pesquisa mostrou também que a cultura do feijão é sensível a temperaturas altas - principalmente na fase reprodutiva -, portanto quando as máximas diárias ficam superiores a 30º os riscos de prejuízos são maior. "As semeaduras quando são realizadas em 15 de janeiro, 74% dos dias em que ocorre a fase critica tem temperaturas acima dos 30º", relata Fietz.
Contudo, ainda não é possível afirmar que esses resultados também impactam na melhora de produtividade das lavouras de feijão na região.
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso