Em Três Corações (MG), colheita do café arábica chega a 30% e, a região deverá registrar 2º ano consecutivo de quebra
Em Três Corações (MG), a colheita do café arábica está entre 20% a 30%. Em meio ao clima irregular que acabou atrasando a florada das plantas, a colheita também caminha em ritmo mais lento, já que em relação ao mesmo período do ano anterior, a área colhida estava em 40%. As adversidades climáticas também deverão refletir na produção na localidade, que deverá registrar a 2ª quebra consecutiva na safra.
Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural do município, Heitor Gonzaga Reis, o efeito deverá ser sentido no momento do beneficiamento do café. “Precisamos de 600 litros de café para encher uma safra de 60 kg. Normalmente, utilizamos entre 400 a 450 litros. Já a produção também deverá ser menor, em torno de 18 sacas do grão por hectare, quando que o ideal seria de 40 scs/ha”, afirma.
Além disso, os produtores também estão atentos às previsões de chuvas, entre os meses de junho e julho. Caso sejam confirmadas, as precipitações poderão comprometer os trabalhos de colheita e a qualidade do café. Paralelamente, o cenário de preços não é animador aos produtores. Atualmente, a saca do grão é negociada a R$ 400,00 na região.
“Temos custos mais altos nesta safra, principalmente com a mão-de-obra. Alguns produtores não conseguirão cobrir os custos de produção, situação que irá depender do manejo de cada propriedade. O cenário também reflete na economia da cidade e ainda temos cafeicultores deixando a atividade na nossa região”, finaliza Reis.
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)