Chuvas: Acompanhe as imagens de cinco satélites em tempo real
Acompanhe a evolução das chuvas pelas imagens de cinco satélites. Clique nos links e atualize as imagens em tempo real:
Climatempo:
>> https://www.climatempo.com.br/satelite
Atualização: 18h00 - 19/06/2015
CPTEC - Inpe:
>> https://satelite.cptec.inpe.br/acervo/loop/index.jsp
Atualização: 18h00 - 19/06/2015
Ipmet - Unesp:
>> https://www.ipmet.unesp.br/cgi-bin/integrado.cgi
Atualização: 18h00 - 19/06/2015
ACCUWEATHER - Brasil:
>> https://www.accuweather.com/en/br/national/satellite
Atualização: 18h00 - 19/06/2015
MSN Clima - Brasil:
>> https://www.msn.com/pt-br/clima/mapasemtelacheia?region=southamerica
Atualização: 18h00 - 19/06/2015
1 comentário
Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Telmo Heinen Formosa - GO
Uma das coisas mais ridículas que se ouve por estes dias é a seguinte: Está fazendo este frio e o inverno nem começou ainda...
Há duas [2] impropriedades nisso. 1) FRIO não é "feito" aliás, cientificamente nem existe. O que existe é falta ou ausência de calor... e 2) Tecnicamente as Estações se iniciam 45 dias antes até 45 dias depois das datas convencionadas que diga-se de passagem são "Estações Astronômicas". O que deveria ser abordado diariamente nos noticiarios sobre as condições do TEMPO são as "Estações Meteorológicas" Vou dar um exemplo. Hoje, 20 de JUNHO é considerado inicio do inverno no hemisferio sul. Pois bem, amanhã dia 21 nossa distância em relação ao sol será a mesma de ontem dia 19. Depois de amanhã dia 22 nossa distância em relação ao sol será a mesma de anteontem, dia 18 de junho e assim sucessivamente, de tal modo que no 45° dia antes de hoje [Aproximadamente dia 05 de maio] estavamos tão distantes do sol quanto estaremos daqui a (+) 45 dias [Aproximadamente dia 05 de agôsto] quando se iniciará meteorologicamente a próxima primavera mas no calendário aponta o dia 21 de setembro como a data inicial. Basta ver a quantidade de Ipês floridos ainda em agôsto, sempre motivos de noticiário e apreciação. Portanto meus amigos João Batista Olivi?, Miguel Daoud?, Aleksander Horta de Souza?, Carla Carolina Mendes Nako? e Desirée Brandt? conclamo a todos para se empenharem no desemburrecimento midiático em torno deste assunto por que eu não aguento mais ouvir expressões do tipo "Está fazendo todo este frio e o inverno nem começou ainda...." Em termos de clima, especialmente para a agropecuária interessam as Estações sob o ponto de vista meteorologico e não sob o ponto de vista astronômico!Os eventos extremos que ocorrem no hemisfério Norte, furacões na América do Norte e tufões na Ásia, têm somente denominações diferentes, mas são fenômenos climáticos idênticos. As estações climáticas que são propicias a esses eventos, os cidadãos são orientados pelo Estado a tomarem certas medidas para se protegerem e, como ocorrem vários durante o período, as agências meteorológicas usam o alfabeto para nominá-los, começando com palavras de inicio com a letra "A" e daí segue. Aqui neste país onde os responsáveis pelas crises (morais, financeiras, politicas & etecetera), deveriam ser nominados de que maneira? Será que devemos construir presídios específicos para os meliantes financeiros, políticos?
Então a partir de hoje devo começar a dizer, "nossa que ausência de calor". Rsrsrs, dá licença, quase tive que recorrer ao dicionário para interpretar que o Sr Telmo tentou dizer e descobri que é mero descontentamento com a forma de expressão, que desde sempre assim foram mencionados, enfim, não acrescentou em nada as informações por ele mencionadas, embora muitas vezes admiro as análises por ele feitas à cerca de alguns assuntos!
Telmo, muito bem dito, eu digo que para "desemburrecer" o povo nessas questões seria importante mais leitura, como o Livro "Agrometeorologia dos Cultivos", para entender a dinâmica meteorológica e seus meandros, e que a natureza não da muita importancia para as datas antropologicamente definidas.