Banco Central dos EUA deve começar a elevar juros ainda neste ano, diz presidente regional
CINGAPURA (Reuters) - O presidente do Federal Reserve de San Francisco, John Williams, afirmou nesta quinta-feira que o banco central dos Estados Unidos deve elevar os juros ainda neste ano, acrescentando esperar crescimento econômico acima da tendência no resto de 2015 após um primeiro trimestre fraco.
Questionado por jornalistas em Cingapura sobre quando o aperto monetário terá início, Williams disse que o assunto está "sobre a mesa" em todas as reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), seja a próxima em 16 e 17 de junho ou mais tarde.
"Vamos... provavelmente elevar os juros ainda neste ano, aumentando-os gradualmente ao longo dos próximos anos", afirmou Williams durante sessão de perguntas e respostas com a audiência após discursar em simpósio.
O comunicado divulgado pelo Fed após a reunião de abril deixou claro que o banco central norte-americano considerará a cada reunião a possibilidade de promover a primeira alta de juros desde junho de 2006, com a decisão dependendo apenas dos próximos indicadores econômicos.
"Tenho uma reunião do Fomc em algumas semanas. Não preciso tomar decisões hoje. Coletar mais dados, conseguir mais informações, ter discussão e análise", disse Williams.
0 comentário
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA